9.23.2011

As novas técnicas dermatológicas para rejuvenescer a pele



Pontos positivos e pontos negativos

Toxina botulínica tipo A

A toxina botulínica tipo A é uma toxina purificada produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Injetado dentro do músculo, bloqueia o impulso nervoso daquela área e, como resultado, o músculo enfraquece. Então a pele relaxa e as rugas nessa área gradualmente se suavizam e freqüentemente desaparecem.

As áreas para uso da toxina botulínica tipo A são as rugas entre as sobrancelhas, as linhas horizontais da testa e os pés-de-galinha. Os efeitos com a toxina botulínica tipo A usualmente duram de 3 a 5 meses, quando nova injeção é necessária. Depois de muitos tratamentos, os efeitos da toxina botulínica tipo A podem começar a durar mais, às vezes até 6 a 8 meses.

Quanto aos efeitos negativos, segundo o Dr. Francisco Cardoso, Chefe do Serviço de Neurologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil, os possíveis efeitos colaterais da aplicação da toxina botulínica são: dor local (todos os pacientes), ressecamento da boca e ptose palpebral.

Segundo relatos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica ( ref. Complications of Botulin A Exotoxin for Hyperfunctional Lines; Dermatologic Surg 1998;24:1249-1254):

“Apesar de sua segurança e eficácia, a toxina botulínica tipo A pode, em alguns casos, apresentar complicações, que têm sido evidenciadas na proporção que seu uso vem aumentando.

Neste trabalho, o autor divide os efeitos colaterais observados em dois grupos: gerais e locais.

1. Gerais: fadiga, náuseas, sintomas de gripe e rashes cutâneos.

2. Locais: dor, edema, eritema, equimoses, cefaléia, hiperestesia.

Em relação aos músculos tratados, podemos observar:

1. músculo frontal (região frontal) – perda da expressividade com incapacidade de elevar as sobrancelhas e sensação de peso nas mesmas e em alguns casos, diminuição da acuidade visual. Não havendo tratamento, orienta-se apenas que o paciente espere por um período de três a quatro meses até que a musculatura se restabeleça;

2. músculos corrugador e proceros (glabela) – a complicação mais comum nesta região é a ptose da pálpebra superior, contudo essa intercorrência pode ser tratada com colírios oftalmológicos (apraclodine 0,5 % e fenilefrina), utilizando-se uma a duas gotas três vezes ao dia até a regressão total da ptose;

3. músculo orbicular (região peri-orbitária) – acentuação do excesso de pele infra-orbitária, hermiação exagerada;

4. músculo platisma (pescoço) – pode-se observar disfagia e "floppy neck syndrome" (síndrome do pescoço mole) que é mais comumente observado em mulheres.

Em relação as fórmulas cosméticas contendo o ingrediente ativo denominado Argireline, chamado popularmente de “ toxina botulínica tipo A-like”, por ser denominado como um produto que tem efeito parecido ao da toxina botulínica injetada, a Sociedade Brasileira de Dermatologia já se posicionou. Através de pronunciamento realizado por sua porta-voz, a dra. Dóris Hexsel, “ A toxina botulínica é uma substância que deve ser injetada nos músculos. Não funciona em creme”. Adicionalmente o fabricante do Botoderm deixa claro que enquanto o argireline diminui a intensidade das contrações musculares, a toxina botulínica pára de vez. O argireline inibe parcialmente a ação dos neuro-transmissores que estão no interior das células nervosas e são responsáveis pela contração muscular.

Peeling seriado

A aplicação repetida do ácido retinóico, utilizado para tratamento de fotoenvelhecimento, acne, manchas e alterações de superfície da pele, realizada em concentrações elevadas, com intervalos que variam de 7 a 15 dias, promove uma esfoliação uniforme que acelera o processo de renovação da pele e estimula a produção e reorganização do colágeno. Equivalente a uma esfoliação químico superficial, esta técnica apresenta algumas vantagens, destacando-se a ausência de queimação e o não comprometimento da rotina diária da pessoa, pois a descamação resultante é discreta e não impede o convívio social. Para se obter um melhor resultado são necessários pelo menos 5 sessões. Após cada aplicação, a medicação deve permanecer na pele durante 6 a 8 horas, quando então pode ser retirada através de lavagem com água e sabonete suave.

Em relação aos efeitos negativos da aplicação dos peelings , segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, “o paciente que se submete ao peeling terá efeitos colaterais onde a intensidade estará diretamente relacionada com a profundidade da técnica. No peeling superficial o paciente freqüentemente cursa com discreta ardência e vermelhidão da pele que dura dois a cinco dias. No peeling médio existe a formação de uma crosta enegrecida que se desprende dentro de 3 a sete dias. Discreta ardência local pode ser percebida no primeiro dia. Sensação de pele seca normalmente dura uma semana.

Todo paciente submetido ao peeling deve evitar a exposição solar por um período de um a três meses, pois a pele fica mais fina e sensível. O uso de cosméticos e produtos químicos deve ser evitada até a liberação médica”.

Como a pele é um órgão destinado a defesa do organismo, toda e qualquer ação no sentido de desguarnecer suas camadas das estruturas naturais e originais pode comprometer a defesa do corpo todo, predispondo o organismo ao ataque microbiano , onde bactérias, fungos e vírus oportunistas encontram fragilidade da camada protetora e condições ideais para se desenvolver.

Resurfacing com laser não ablativo

Entre todos os procedimentos utilizados para o tratamento do envelhecimento cutâneo, o que traz resultado mais drástico no que diz respeito às rugas e manchas da pele é o "resurfacing" com laser, que significa formar uma nova superfície através da utilização do laser. Os lasers utilizados são o laser de CO2 e de Erbium e o procedimento causa a destruição da superfície cutânea.

A execução com o uso de um computador, que determina a exata profundidade da penetração do laser na pele. Uma "luz guia" indica o local onde o laser atingirá a pele que, imediatamente, forma uma crosta devido ao ressecamento dos tecidos atingidos. A crosta leva alguns dias para cair, mostrando uma pele rosada, lisa e brilhante. A vermelhidão pode durar alguns meses para voltar ao normal, mas quando isso acontece o resultado é uma pele com menos rugas, manchas ou alterações de superfície, como ceratoses ou cicatrizes de acne. Além de causar a renovação da epiderme o "resurfacing" estimula a formação de colágeno na derme determinando uma melhora estética muito importante. Procedimento que necessita de anestesia geral em centro cirúrgico para sua execução, é também muito doloroso e demorado.

Jatos de cristal

O tratamento consiste numa microdermoabrasão da pele com cristais, provocando a remoção das células mortas. O peeling de cristal é aplicado por um aparelho que possui dois orifícios. De um deles sai o cristal de hidróxido de alumínio, pelo outro, retira-se o excesso de cristais da pele.

Como conseqüência promove a esfoliação da pele -superficial ou profunda - e estimula a produção de colágeno. Assim a pele ganha uma aparência melhorada, minimizando o relevo das cicatrizes de acne, estrias, manchas e fechando poros dilatados.

Da mesma fora que os procedimentos anteriores, o jato de cristal causa a desproteção da pele, facilitando a infestação de agentes patogênicos oportunistas.

Preenchimento cutâneo

Existem novas técnicas de preenchimento dos sulcos e rugas faciais, entre estas o uso do Restylane, um composto de ácido hialurônico estabilizado, de origem não animal, biocompatível e biodegradável, que dispensa teste alérgico prévio. O ingrediente é produzido na Suécia e não apresenta, risco de doenças auto-imunes. O Restylane integra-se aos tecidos da pele, permitindo a passagem de oxigênio e outras substâncias fundamentais para as células, o que mantém a pele saudável.

A aplicação do Restylane é rápida, feita no consultório, durando de 15 a 30 minutos. A anestesia local é dispensável na maioria dos casos, mas para as pessoas mais sensíveis à dor, pode ser usada uma pomada anestésica ou mesmo o bloqueio anestésico dos nervos sensitivos da face com lidocaína.

As principais indicações são o preenchimento do sulco naso-labial, das rugas glabelares (entre as sobrancelhas), das rugas frontais peri-orbitais (pés-de-galinha) e peri-orais, e também o aumento do contorno e do volume dos lábios. O Restylane, por ser uma substância de preenchimento, suaviza as rugas mais profundas e pode melhorar quase totalmente as rugas mais superficiais e o efeito é imediato após a aplicação.

Após a aplicação, a área tratada fica vermelha e um pouco inchada, o que pode durar de um a dois dias. A duração do efeito é individual e depende de muitos fatores, como o tipo de pele, a idade do paciente e até mesmo o estilo de vida. Em média, os resultados se mantêm até um ano.
Sonia Corazza

Nenhum comentário: