9.24.2011

Desabafo de uma nutricionista

Somos chamadas de cozinheiras quase todos os dias. A maior parte da classe médica não respeita nosso trabalho e somos até chamadas de Drª (que engraçado, não é?!).
Nosso curso é super puxado (apesar de muitos duvidarem), a gente rala, estuda muuita bioquímica, técnica dietética, fisiologia, tecnologia de alimentos, bromatologia, imuno, dietoterapia, saúde pública, entre outras. A gente passa o curso todo (e a vida toda) dando dicas de alimentação, falando quantas kcal tem cada alimento (que vai de 1 bombom até 1 pizza tamanho família – pois nem todo mundo tem noção do que pergunta pra gente). Fazíamos cada estudo de caso que quando começávamos a ler dava vontade de chorar de tão difícil. Realizamos festivais gastronômicos maravilhosos e com comidas deliciosas de graça pra população durante toda graduação. Fizemos mutirões de saúde, realizando avaliação nutricional, dando lanches saudáveis, orientações nutricionais, aplicação de vitaminas pra criançada. Fizemos provas de elaboração de cardápio com todos os cálculos possíveis e imagináveis, com baixa opção de alimentos, quebrando a cabeça, suando de nervoso pq os cálculos de macro e micro não batiam e o tempo estava acabando. Era uma manhã só de prova de cardápio e dietas. Fizemos estágio em saúde pública em PSF’s em cada ‘bocada’, estágios em UAN de presídio, estágio de clínica em hospitais precários de dar dó, estágio em educação nutricional para crianças de escola pública, que às vezes faltavam à aula pq não tinham sandália pra ir andando, e essa ‘andada’ era coisa de 12 km. Ou às vezes essas mesmas crianças quando conseguiam ir pra escola, escolhiam os dias para ir, quando a escola dava 1 litro de leite pra levar pra casa. Enfim, e ainda tem gente que diz que nossa profissão é uma merda, que somos fracas, que quem sabe de nutrição é medico (principalmente os endócrinos, nutrólogos e ortomoleculares), que dieta todo mundo faz sem precisar de ajuda de nutricionista, que é só ler as revistas das famosas, e tem também os educadores físicos, técnicos e personal trainner que andam passando suplementação à vontade.
O que poucos sabem, é que somente nós NUTRICIONISTAS, EXCLUSIVAMENTE NÓS, é que sabemos realmente e podemos elaborar cardápios e dietas. Que somos nós os responsáveis por alimentar de forma saudável a população, pois se depender de muitos profissionais da saúde que tem por aí, muita gente vai morrer logo! Que somos importantes para a diminuição da mortalidade infantil, para a saúde pública, estamos envolvidos em grandes projetos e empresas preocupadas em nutrir e não somente alimentar as pessoas. Somos presenças essenciais em hospitais e clínicas para o tratamento e manutenção de pacientes, fundamentais em unidades de alimentação e nutrição (cozinhas industriais), somos importantes na indústria alimentícia, na sua casa como personal diet, nas academias, nos clubes esportivos, nos spas e clínicas de estética...
Por isso e mais outros motivos que não caberiam aqui, você leitor, pare e pense um pouco o quão somos importantes na sua vida e na de seus familiares. Não reclamem que a nossa consulta é mais demorada, pois além de nos preocupar em nutrir você, a gente ainda ouve os seus problemas pessoais, com a família, namorado, esposo, filho. Sua briga com o espelho e balança. Sua insistência irritante em nos pedir para passar medicamentos milagrosos perigosíssimos para que perca 10kg em 1 mês, pois você não quer aprender a se alimentar direito, a escolher os alimentos corretos, a fazer exercícios físicos, a evitar beber todo fim de semana... E perder 3 kg somente por mês, mas de forma saudável. A você leitor que é médico e educador físico (isso não serve para todos, é claro), por favor, aprenda a ser mais humilde, a respeitar nosso trabalho e a NÃO SE METER EM PASSAR DIETA!!!!!!!!!!!!!!!!!! O trabalho em conjunto, parceria é tão mais legal, saudável e correto.
Bom, é isso.
PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA NUTRIÇÃO!!!!

Nenhum comentário: