9.20.2011

Maçã e pera diminuem risco de AVC

Nutrição

Estudo diz que ingestão de frutas e legumes 'brancos' é aliada contra derrames

Frutas e legumes "brancos": pessoas que consomem mais apresentam menos risco de terem AVC Frutas e legumes "brancos": pessoas que consomem mais apresentam menos risco de terem AVC (ChinaFotoPress/Getty Images)
O consumo de maçã e pera pode diminuir o risco de derrames cerebrais. Segundo um estudo holandês publicado no Stroke, periódico da American Heart Association, pessoas que comem mais frutas e legumes com polpa branca correm menos riscos de terem um acidente vascular cerebral (AVC).
Diferentemente de estudos anteriores, essa pesquisa dividiu frutas e legumes em grupos de acordo com as cores de suas partes comestíveis para relacionar o consumo desses alimentos com o baixo risco de derrame. A classificação foi feita da seguinte maneira: frutas e legumes verdes, como alface, repolho e verduras escuras; laranjas e amarelos, que, na maioria, eram frutas cítricas; vermelhos e roxos, que eram principalmente vegetais vermelhos; e brancos, das quais 55% eram maçã e pera, mas também incluíam banana, couve-flor, chicória e pepino.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Colors of Fruit and Vegetables and 10-Year Incidence of Stroke

Onde foi divulgada: Stroke: Journal of the American Heart Association

Quem fez: Linda Oude Griep, Monique Verschuren, Daan Kromhout, Marga Ocké, Johanna Geleijnse

Instituição: Divisão de Nutrição Humana da Universidade Wageningen, Holanda

Dados de amostragem: 20.069 adultos, com uma idade média de 41 anos

Resultado: Consumo de frutas e legumes com polpa branca reduzem as chances de derrame.
A pesquisa reuniu um grupo de 20.069 adultos com idade média de 41 anos – nenhum deles apresentava problemas cardiovasculares. Foi aplicado um questionário sobre a frequência de consumo de 178 alimentos no ano anterior. Num período de dez anos, houve 233 casos de derrame cerebral no grupo.
Legumes e frutas verdes, laranjas e amarelos e vermelhos e roxos não foram relacionados com o risco de AVC. Por outro lado, os pesquisadores constataram que a chance de derrame foi 52% menor em pessoas que consumiam mais alimentos "brancos" do que naquelas que apresentavam baixo consumo.
O estudo associou que cada 25 gramas a mais no consumo diário de frutas e vegetais brancos correspondem a 9% a menos de risco de derrame cerebral. Apenas uma maçã de tamanho médio, por exemplo, tem 120 gramas. "Porém, outros grupos de cores de frutas e legumes podem proteger contra outras doenças crônicas. Portanto, ainda é importante consumir muito todos esses alimentos", explica Linda M. Oude Griep, coordenadora do estudo e pós-doutoranda em nutrição humana pela Wageningen Uninversity, na Holanda.
De acordo com Griep, antes que os resultados sejam adotados no dia a dia, as descobertas têm de ser confirmadas em outros estudos adicionais, já que um questionário baseado em frequência alimentar pode não ser muito confiável. "Além disso, a redução de risco de AVC observada também pode ser atribuída a um estilo de vida mais saudável de pessoas que têm uma dieta rica em frutas e legumes", explica Heike Wersching, do Instituto de Epidemiologia e Medicina Social da Universidade de Münster, na Alemanha.
Veja

Nenhum comentário: