9.20.2011

Camisa inteligente para monitorar o corpo do paciente

Avanço

Camisa inteligente/ Foto de divulgação
Cientistas da Universidade Carlos III de Madri (UC3M) desenvolveram uma camisa inteligente que monitora o corpo humano (temperatura, batimentos cardíacos, etc) e localiza o paciente dentro do hospital, como se fosse um sistema de GPS que trabalha em espaços fechados. O utensílio pode ainda, de acordo com seus inventores, determinar se a pessoa está sentada, deitada, andando ou correndo.
A ferramenta, os médicos explicam, permite que sejam monitorados parâmetros fisiológicos do paciente de forma não invasiva.
"A informação reunida por uma camisa inteligente usando tecnologia têxtil é enviada, sem fios, para um sistema de gestão de informação, que depois mostra a localização do paciente e os sinais vitais em tempo real', afirmaram os pesquisadores num comunicado.
O sistema foi elaborado para ser usado em hospitais e pode ser dividido em duas partes: a infraestrutura fixa, que seria pré-instalada no hospital, e as unidades móveis, que se moveriam com os pacientes.
A camisa inteligente está incluída nas unidades móveis. Além disso, há um dispositivo de localização que pode ser levado na bolsa, que eles pretendem incorporar junto à roupa no futuro. A camisa é lavável e inclui eletrodos que detectam energia bioelétrica através da qual um eletrocardiograma pode ser obtido. Além disso, há um dispositivo removível, que inclui um termômetro e um acelerômetro, que são usados para medir a temperatura do paciente, sua posição relativa (em pé, deitado, etc) e seu nível de atividade física.
O Globo

Nenhum comentário: