9.20.2011

Minimizando riscos nos tratamentos estéticos



"O culto à beleza leva inúmeras pessoas atualmente a procurar “profissionais” de outras áreas, sem a formação necessária para atuar neste setor.
O dermatologista é o profissional dotado de conhecimentos técnicos para utilização de ações com eficácia comprovada e que podem evitar riscos à saúde ou danos irreversíveis.
Qualquer procedimento médico, mesmo realizado por um especialista, e em clínicas equipadas, pode apresentar uma complicação. A vantagem de estar nas mãos de um especialista, é o fato dos riscos serem minimizados.
Como exemplo de complicações:
Toxina botulínica: assimetria no olhar (uma sobrancelha se movimenta mais que a outra), olhos arregalados, “olhar de Mefisto”, queda da pálpebra ou dos cantos da boca, assimetria no sorriso...Porém,  há a vantagem de todas as alterações serem transitórias, já que a ação da toxina é temporária. E ainda as assimetrias podem ser tratadas com novas aplicações da toxina.
Preenchimento: assimetrias, inflamações e efeito artificial e grosseiro. Nos lábios, se o médico não tiver bom senso, pode haver formação do “bico de pato”. Quando é utilizado um material definitivo, as complicações são de difícil tratamento, necessitando remoções cirúrgicas e geralmente deixando seqüelas. Já os temporários são geralmente de resolução espontânea.
Peelings faciais, corporais, laser e tratamentos de estrias: manchas, e cicatrizes. A mancha hipocrômica(branca) dificilmente desaparece, podendo ser irreversível. A hipercromia pós-inflamatória (mancha escura) geralmente diminui.                            
A mídia frequentemente bombardeia a população com as últimas novidades
em tratamentos estéticos. São cremes milagrosos, aparelhos poderosos, tudo com o objetivo de corrigir alterações no contorno corporal.
Não existem milagres. Frequentemente o paciente questiona o médico sobre a possibilidade de obter resultados fantásticos com estas novas tecnologias. Fica o alerta para as pessoas sempre avaliarem seus problemas inestéticos ou de superfície cutânea com médicos experientes e especialistas em dermatologia e cirurgia plástica que ofereçam, então, expectativas reais sobre estas novidades. Com certeza, num futuro próximo, estas tecnologias trarão resultados ainda melhores; porém, no momento atual, ainda merecem ser vistos com cautela e indicados por dermatologistas"

 
Ana Pellegrini.
Cuidado sempre!!! Pra tá bonitona tem que tá com saúde primeiro, certo?
Fica a dica!!!

Nenhum comentário: