9.23.2011

Cientistas fazem partícula viajar mais rápido que a luz



Foto: EFE

O FUTURO É AGORA

Uma revolução
no universo

Pesquisadores descobrem partículas mais
velozes que a luz, até então insuperável
Genebra (Suíça) - Pesquisadores que trabalham no superacelerador de partículas europeu anunciaram ter feito descoberta que pode mudar totalmente conceitos importantes da Física: encontraram uma partícula que pode atingir velocidade mais rápida que a da luz, considerada “insuperável” até então segundo a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

Segundo medições de especialistas, os neutrinos (partículas menores que átomos) percorreram os 730km que separam as instalações do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra (Suíça), do laboratório subterrâneo de Gran Sasso (Itália), a velocidade de 300.006 km/segundo, portanto 6 km/segundo a mais do que a velocidade da luz. “Em uma ‘corrida de fundo’ de 730km, os neutrinos cruzaram a linha de chegada com 20 metros de vantagem em relação à luz, se ela tivesse percorrido a mesma distância através da crosta terrestre”, explicou, em comunicado do Centro Nacional de Pesquisa Científica francês (CNRS).

A QUINTA DIMENSÃO

Se a medição for confirmada após análises de especialistas de todo o mundo, a descoberta pode significar a existência, no universo, de algo até então só presente nos filmes de ficção científica: uma outra dimensão, fora as quatro conhecidas — o tempo e as três do espaço (comprimento, largura e altura).

Quem sustenta a tese é Pierre Binetruy, diretor do Laboratório de Astropartículas e Cosmologia de Paris. Para ele, os neutrinos “encontraram um atalho em outra dimensão”, e por isso venceram a corrida contra a luz.

Ao que tudo indica, físicos terão muito trabalho pela frente. Afinal, a experiência que resultou na descoberta foi repetida à exaustão: os resultados publicados pelo Cern e pelo CNRS foram fruto de três anos de dados e da observação de mais de 15 mil neutrinos, com margem de erro recorde de apenas 10 bilionésimos de segundo.
Mesmo assim, pesquisadores do experimento querem que os resultados da pesquisa sejam analisados por ainda mais especialistas.]
O Dia
O cientista Albert Einstein: experimento na Europa põe Teoria da Relatividade em xeque / Foto: Arquivo AP
Pesquisadores encontram partículas que viajariam em velocidade maior que a da luz, derrubando a Teoria da Relatividade, a mais famosa da Física

Nenhum comentário: