9.20.2011

FISIOTERAPIA PREVENTIVA REDUZ RISCO DE DOENÇAS EM DONAS DE CASA

Fisioterapia preventiva reduz risco de doenças em donas de casa

Atividades domésticas não são fáceis. Veja como não prejudicar a saúde!

Ser dona de casa não é nada fácil. As tarefas domésticas são realizadas diariamente e podem implicar no desenvolvimento de vários problemas de saúde como tendinites, tenossinovite, bursite e, principalmente, danificar a coluna e a região lombar. Segundo especialistas, a explicação fica por conta das atividades do lar que, em sua grande maioria, exigem esforço da coluna e dos braços. De acordo com a fisioterapeuta da LIFE PQV, Tâmara Rufini, o remédio para evitar os problemas é praticar a fisioterapia preventiva, que consiste em exercícios para assegurar à dona de casa o convívio com o trabalho de maneira segura. Segundo Rufini, a fisioterapia preventiva começa com um simples alongamento dos braços e pernas. Depois, é importante ficar atenta a alguns detalhes na hora de realizar as atividades como, por exemplo, a altura do tanque de lavar roupa.

“O tanque e a pia devem manter alturas que estejam igualitárias ao umbigo do usuário. Outra dica tem relação ao esforço com o material pesado ao ser retirado do chão. Neste caso, o ponto-chave para proteger a coluna é usar a flexão dos joelhos”, explica a fisioterapeuta, que faz questão de reforçar outro ponto fundamental relacionado ao manuseio de objetos pesados: “É importante que objetos pesados não sejam conduzidos acima da linha dos ombros”, reforça.

A especialista afirma que se a dona de casa seguir a linha de determinações da fisioterapia preventiva, o resultado tende a ser benéfico. Com o passar dos anos, os exercícios da prevenção podem amenizar as dores e, também, abolir a LER (Lesão por esforço repetitivo). “As dores com o passar do tempo são certas se os afazeres domésticos forem realizados de maneira incorreta. Com os exercícios de prevenção, essas dores e lesões podem ser prevenidas e amenizas”,
Sua Dieta

Nenhum comentário: