9.20.2011

Primeiro militar gay se casa nos EUA após fim de proibição

Fim do 'don't ask, don't tell'
O tenente da Marinha americana Gary Ross (à direita) e o civil Dan Swezy se casaram em Vermont - Foto: AP
DUXBURY, Vermont - Quando o tenente da Marinha Gary Ross, de 33 anos, e seu parceiro Dan Swezy, um civil de 49 anos, buscaram um lugar para se casar escolheram Vermont, em parte porque é um estado com o fuso horário do leste dos Estados Unidos.
Desta forma, os dois homens se casaram no primeiro minuto desta terça-feira, quando se anulou formalmente a chamada política do "Don't ask, don't tell" (Não pergunte, não conte), que proibia a participação de membros abertamente gays nas Forças Armadas. Logo após a meia-noite, o par que estava junto há 11 anos se casou .
- Foi uma bonita cerimônia. As emoções realmente me chegaram... mas finalmente é oficial - disse Ross.
SAIBA MAIS: Veja os direitos dos casais gays pelo mundo
Horas antes da mudança entrar em vigor à meia-noite desta segunda, os militares americanos também faziam os preparativos finais para esta história transformação.
O Pentágono anunciou que já aceitava solicitações de candidatos abertamente homossexuais, mas os funcionários disseram que esperariam um dia antes começar a analisá-las.
Ross e Dan Swezy viajaram do Arizona, onde vivem, para se casar em Vermont, o primeiro lugar que permitiu aos homossexuais formalizar uniões civis e um dos seis estados americanos que legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Ross vestiu seu uniforme de gala para a cerimônia que começou às 23h45m de segunda-feira (horário local) em Moose Meadow Lodge, em uma cabana de madeira em Duxbury, em Vermont.

O Globo

Nenhum comentário: