9.24.2011

PÁLPEBRAS COM LESÕES PODEM REPRESENTAR UM RISCO À SAÚDE

faixa_saude.png
Pálpebras com lesões podem representar um risco à saúde
Pequenas bolsas amareladas nas pálpebras indicam que é preciso procurar um médico. Mas atenção na escolha do especialista. Saiba mais!

A preocupação com a aparência da região dos olhos ultrapassa a beleza. Segundo especialistas dinamarqueses, o aparecimento de pequenas bolsas amareladas nas pálpebras pode ser um sinal de perigo à saúde. Um estudo divulgado no British Medical Journal mostrou que uma pessoa com esse tipo de lesão pode ter problemas cardíacos, e até sofrer um infarto.
A possibilidade de sofrer um infarto é 48% maior nas pessoas que possuem essas lesões amareladas nas pálpebras. De acordo com pesquisadores do Hospital Herlev, na Dinamarca, essas bolsas são depósitos de colesterol. Elas são conhecidas por xantelasmas.
Na década de 70, pesquisadores deste hospital estudaram um grupo formado por 12.745 pessoas. Mais de 30 anos depois, foi constatado que 1.872 pessoas sofreram infartos; 3.699 desenvolveram doenças cardíacas e 8.507 morreram.  Este estudo indicou que as pessoas que apresentavam a lesão na pálpebra tinham mais risco de apresentar essas doenças. De acordo com o estudo, 48% estavam mais propensos a sofrer um ataque cardíaco; 39% tinham mais chance de desenvolver doenças cardíacas e 14% tinham mais chances de morrer durante o estudo.
Segundo o estudo, quem apresenta essa lesão costuma buscar ajuda profissional equivocada. Os pesquisadores explicaram que as pessoas costumam procurar um dermatologista, já que acreditam que é um problema de pele.

Nenhum comentário: