9.21.2011

Café pode reduzir risco de acidente vascular cerebral (AVC)


Rio - Apenas duas xícaras de café por dia podem reduzir significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC). Uma análise abrangente dos benefícios de saúde de café confirmou que pode haver um poderoso efeito preventivo contra uma das maiores causas de morte no mundo.


Cientistas do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, analisaram os resultados de estudos anteriores para encontrar uma resposta definitiva. Eles reuniram estatísticas de oito estudos realizados a partir de meados dos anos 1960 a 2011.


Os resultados, publicados no periódico especializado American Journal of Epidemiology, mostraram que aqueles que bebem dois copos de café por dia tinham 14% menos probabilidade de sofrer um coágulo no cérebro, enquanto que beber três a quatro xícaras por dia reduz os riscos em 17%.


Porém, consumir mais do que isso não significa necessariamente aumentar a proteção, mostrou o estudo.


Os pesquisadores disseram que os antioxidantes contidos no café podem proteger os vasos sanguíneos do cérebro de danos causados por lipoproteína, apelidado de "mau" colesterol. Mas eles enfatizam que ainda existem preocupações de que ele possa aumentar a pressão arterial.


Os cientistas afirmam, no entanto que o café é "uma mistura complexa de substâncias que podem ter efeitos benéficos e nocivos."
POR GARDÊNIA CAVALCANTI
O Dia

Nenhum comentário: