9.19.2011

Em busca da libido perdida


Foto: Divulgação

                              ACUPUNTURA



Acupuntura pode ser grande aliada de homens e mulheres que sofrem do problema

Rio - Mulheres e homens saudáveis de diversas idades podem ser afetados pela falta de libido. As causas vão desde fatores psicológicos até alterações hormonais, passando pelo desgaste da relação. Na maioria dos casos, a acupuntura pode ser uma grande aliada.


O tratamento é feito com aplicações de agulhas finas e descartáveis. O paciente quase não sente dor, e o recomendado é pelo menos uma sessão de uma hora por semana.


“Trabalhamos com determinados pontos que liberam mais testosterona e estrogênio, o que permite a recuperação da libido, especialmente quando os problemas são psicológicos”, explica a terapeuta Aparecida Enomoto.


Segundo especialistas, a falta de libido atinge mais as mulheres, especialmente em momentos de variação das taxas hormonais, como os dias próximos à menstruação e os períodos da menopausa e do início da gravidez.


Já os homens padecem mais de problemas psicológicos. “O homem é muito mais orgulhoso e se cobra mais. Algumas mulheres veem como algo normal não atingir o orgasmo numa relação e partem para outra. O homem acaba falhando pelo medo de falhar de novo”, diz o ginecologista Domingos Mantelli.


O desgaste na relação de um casal também é um motivo comum da perda de libido. O nascimento dos filhos e o aumento das responsabilidades na relação podem levar a uma diminuição da atração sexual entre o casal. Para a terapeuta, outro vilão é levar trabalho para casa. “Problemas no escritório podem afetar diretamente na hora do sexo entre um casal. Quem é casado e trabalha junto perde a libido antes da hora”, afirma a médica.


Segundo Aparecida, a acupuntura dá bons resultados para mulheres na menopausa, quando fatores como ressecamento vaginal e alteração na concentração de hormônios podem levar à perda da libido. Na ocorrência de alguma queixa, o recomendado é procurar um ginecologista ou urologista, para eliminar fatores físicos ou doenças que tenham levado à falta de apetite sexual, antes de iniciar a acupuntura.
O Dia

Nenhum comentário: