O efeito sanfona tem solução!
Segundo Dr. Rodrigo Motta, fisioterapeuta, especialista em acupuntura como auxiliar no tratamento de emagrecimento da Clínica Motta (SP), é importante que a dieta seja feita de forma a envolver todo organismo no processo e que o peso não seja perdido todo de uma única vez, em um curto espaço de tempo.
“Os platôs, períodos de pausa do emagrecimento durante a dieta, ajudam o corpo a se acostumar com o novo peso, possibilitando que o paciente não o recupere ao término do processo de emagrecimento”, explica.
Ao perder peso de forma muito rápida, isto é, um emagrecimento acima de 1 kg por semana, o organismo entende que a pessoa esta passando por alguma dificuldade, seja ela uma doença ou vivenciando um ambiente de extrema escassez de alimento, e tenta recuperar o peso inicial que está acostumado. “Na realidade, é seu próprio organismo sabotando o seu emagrecimento”, comenta Dr. Motta.
É comum que a manutenção do novo peso seja extremamente difícil quando a perda ocorre em um curto espaço de tempo e sem o acompanhamento criterioso e adequado. O especialista ressalta que a necessidade desse acompanhamento é para que o corpo entenda que se trata de um processo natural e saudável.
“Os intervalos na perda de peso podem desmotivar o paciente, que vinha animado com os resultados e de repente se depara com uma pausa no emagrecimento. Contudo, a conscientização da importância dos platôs para o sucesso do emagrecimento é fundamental para que o desânimo não faça o paciente desistir da dieta antes do final do processo”, diz ele.
Outro fator relevante para garantir que o efeito rebote não aconteça é ter a consciência de que sua dieta é mais complexa do que apenas restringir alguns alimentos. Vale ressaltar que o cardápio deve ser equilibrado e estar aliado a uma rotina de hábitos saudáveis, para emagrecer sem passar fome e no tempo adequado à quantidade de peso que se desejar perder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário