9.20.2012

VOLTOU A ENGORDAR? ENTENDA POR QUE ISSO ACONTECE!

Voltou a engordar? Entenda por que isso acontece!

O efeito sanfona tem solução!

Você luta para perder 100 gramas, mas parece que para ganhar, basta um piscar de olhos. Se você se identificou com esta história, não se preocupe. Este problema é comum à maioria das pessoas e já recebeu diversos nomes, como efeito sanfona ou rebote. Mas, afinal, por que isso acontece?
Segundo Dr. Rodrigo Motta, fisioterapeuta, especialista em acupuntura como auxiliar no tratamento de emagrecimento da Clínica Motta (SP), é importante que a dieta seja feita de forma a envolver todo organismo no processo e que o peso não seja perdido todo de uma única vez, em um curto espaço de tempo.
“Os platôs, períodos de pausa do emagrecimento durante a dieta, ajudam o corpo a se acostumar com o novo peso, possibilitando que o paciente não o recupere ao término do processo de emagrecimento”, explica.
Ao perder peso de forma muito rápida, isto é, um emagrecimento acima de 1 kg por semana, o organismo entende que a pessoa esta passando por alguma dificuldade, seja ela uma doença ou vivenciando um ambiente de extrema escassez de alimento, e tenta recuperar o peso inicial que está acostumado. “Na realidade, é seu próprio organismo sabotando o seu emagrecimento”, comenta Dr. Motta.
É comum que a manutenção do novo peso seja extremamente difícil quando a perda ocorre em um curto espaço de tempo e sem o acompanhamento criterioso e adequado. O especialista ressalta que a necessidade desse acompanhamento é para que o corpo entenda que se trata de um processo natural e saudável.
“Os intervalos na perda de peso podem desmotivar o paciente, que vinha animado com os resultados e de repente se depara com uma pausa no emagrecimento. Contudo, a conscientização da importância dos platôs para o sucesso do emagrecimento é fundamental para que o desânimo não faça o paciente desistir da dieta antes do final do processo”, diz ele.
Outro fator relevante para garantir que o efeito rebote não aconteça é ter a consciência de que sua dieta é mais complexa do que apenas restringir alguns alimentos. Vale ressaltar que o cardápio deve ser equilibrado e estar aliado a uma rotina de hábitos saudáveis, para emagrecer sem passar fome e no tempo adequado à quantidade de peso que se desejar perder.

Nenhum comentário: