2.04.2013

DIA MUNDIAL DO CÂNCER: É PRECISO SE CONSCIENTIZAR


Dia Mundial do Câncer: é preciso se conscientizar
É preciso se conscientizar!

O dia 4 de fevereiro foi instituído o Dia Mundial do Câncer.  E para se ter uma noção da importância desta data, basta refletir sobre os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que, se não houver nenhuma intervenção, haverá cerca de 12 milhões de mortes por câncer até 2030 no mundo.

O objetivo da data é enfatizar que 40% dos cânceres podem ser prevenidos adotando uma vida mais saudável. Proporcionar um ambiente livre de tabaco, praticar atividades físicas, manter uma dieta equilibrada e evitar exposição excessiva ao sol são os primeiros passos, cientificamente chamados de prevenção primária.

Entre as mulheres, o tipo da doença que mais faz vítimas é o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2012 foram diagnosticados aproximadamente 52 mil casos e as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, pelo diagnóstico tardio.

O exame clinico, seguido da mamografia, quando necessária, são os principais métodos-diagnósticos para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais aliadas para a possível cura da doença.

A mamografia é um exame que utiliza radiação para revelar alterações nas mamas. Para detectar nódulos e possíveis tumores, exige uma compressão suportável das mamas, e é parte de um conjunto de ações que auxiliam a diagnosticar precocemente o câncer de mama, tipo que mais mata as mulheres no Brasil.

O Inca recomenda que o exame seja realizado pelo menos de dois em dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Quando há histórico de câncer em mães ou irmãs, é recomendado um acompanhamento a partir dos 35 anos. Mas os especialistas podem indicar o exame quando acharem necessário.

Em casos de mulheres mais jovens, o tecido das mamas é denso e a mamografia não obtém resultados nítidos, pois a glândula fica opaca e nesse caso o ultrassom é mais indicado. Quando há a presença de implantes mamários, são recomendados os dois exames, pois as próteses não permitem a compressão correta das mamas, e o ultrassom ajuda na análise dos resultados.

Do momento em que o tumor se inicia até que atinja cerca de 1 cm e se torne perceptível transcorrem aproximadamente 10 anos. Esse período é conhecido como fase pré-clínica da doença. Nesta fase, a mamografia de rotina é essencial para detecção desse tumor em formação, para que o tratamento possa começar o mais cedo possível, aumentando as chances de cura.

Nenhum comentário: