2.05.2013

Emagrecer sem fazer dieta


A preocupação em restringir a alimentação acaba fazendo com que as pessoas deixem de lado medidas simples que também podem funcionar para a perda de peso. Conheça algumas delas e saiba por que elas são benéficas
Vivian Carrer Elias
Dieta: Tentar emagrecer antes de se acostumar com hábitos saudáveis pode ser pior para a manutenção do peso
Dieta: Tentar emagrecer antes de se acostumar com hábitos saudáveis pode ser pior para a manutenção do peso (Thinkstock)
É possível, sim, emagrecer sem fazer dieta, sem sofrer e sem ficar contando calorias. É tudo uma questão de mudança de hábitos. Abandone a TV e coma calmamente na mesa de jantar. Troque o copo gigante de refrigerante por outro menor. Não tem tempo de ir pra academia? Deixe o carro em casa no fim de semana e vá a pé ao cinema, à padaria, ao restaurante... 
É importante lembrar que não é só com alimentação e exercícios que os quilos podem ser eliminados. O sono também é importantíssimo. Dormir bem pode ajudar a regular o relógio biológico, a produção de hormônios e ser benéfico ao emagrecimento. "Isso não significa, porém, que uma pessoa que dorme bem e não faz dieta vai necessariamente emagrecer, mas sim que o hábito pode contribuir com esse objetivo", diz Marcio Mancini, endocrinologista da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologista e Metaboligia (SBEM-SP) e chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). 
"No final, é essa somatória de hábitos que ajudam no emagrecimento que pode fazer com que uma pessoa que não esteja em dieta perca peso", diz Mancini. Se você cansou das dietas, aproveite o aval médico e conheça 13 formas de perder peso sem restringir a sua alimentação:

  Emagrecer sem fazer dieta

Durma adequadamente

Não são poucas as pesquisas científicas que comprovaram que um sono ruim e o excesso de peso andam juntos. Acontece que, de acordo com estudos recentes, dormir pouco e mal dá fome e aumenta o apetite por comidas gordurosas. Para piorar, uma má noite de sono aumenta o cansaço (e, consequentemente, diminui as chances de uma pessoa sair do sofá e ir se exercitar) e ainda reduz a capacidade de o corpo queimar as calorias consumidas. Foi o que concluiu uma equipe de pesquisadores da Suíça após avaliar 14 homens de peso normal por duas vezes: uma após dormirem por oito horas seguidas e outra, depois de terem passado uma noite inteira sem dormir. Uma possível explicação para que isso aconteça esteja no fato de que, conforme descobriu um estudo feito na Suécia, uma determinada região do nosso cérebro associada ao apetite é ativada de forma mais intensa após dormirmos mal ou pouco (menos do que oito horas) do que depois de uma boa noite de sono.

Nenhum comentário: