2.03.2013

Coma frutas

ALIMENTOS QUE DÃO ENERGIA PARA O CARNAVAL

Alimentos que dão energia para o Carnaval
Uma lista que via te ajudar a curtir a maior festa do país!

A poucos dias da grande festa, o país começa a entrar no clima e o Carnaval invade as ruas de todo o Brasil. Mas, o que você está fazendo para resistir aos dias de folia? Alguns cuidados básicos com alimentação e hidratação são fundamentais para manter a boa saúde e dar bastante disposição nos dias de festa.

O primeiro passo é manter o corpo hidratado. Muito líquido é perdido com o calor, com atividades físicas (dança e caminhadas) e consumo de bebidas alcoólicas, que têm propriedades diuréticas. “O álcool deve ser consumido com moderação, intercalando com água gelada e nunca com o estômago vazio para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa tontura, visão turva e mal-estar)”, explica a nutricionista do HCor (SP), Camila Gracia.

Além disso, o corpo pode ser hidratado pelo consumo de frutas ricas em água, como melão, melancia, laranja, limão e caju. As frutas hidratam e também representam uma fonte de energia rápida, proveniente da frutose (açúcar da fruta). Um erro comum no Carnaval é pular refeições ou substituí-las por petiscos gordurosos, como frituras.

“Nos dias de carnaval os foliões tem um gasto energético elevado, por isso é importante não deixar de repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais entre outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias, e as fibras vão dar saciedade”, recomenda a nutricionista.

Alimentos de ambulantes: Durante os quatro dias de folia é muito importante ter cuidado com os alimentos vendidos na rua, pois estes podem estar em temperaturas inadequadas para sua conservação. “Prefira um sanduíche com pão integral e recheios leves, como peito de peru, frango, atum, queijo branco, ricota ou queijo cottage. Inclua verduras e legumes (alface, rúcula, cenoura e beterraba ralada, tomate etc.) e complete com um suco de fruta natural”, indica a nutricionista.

Cuidado com a hidratação: Quando a atividade física é intensa são eliminados líquidos e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso, pode-se consumir bebidas isotônicas que repõem de forma rápida os minerais e os líquidos no organismo. “É muito importante cuidar do corpo de maneira geral antes de cair na folia. Por isso, hidrate-se de forma adequada e alimente-se bem para garantir um ótimo carnaval”, finaliza.

Dicas importantes para quem pretende cair na folia neste Carnaval:

Faça pelo menos 3 refeições principais durante o dia – café da manhã, almoço e jantar.

Evite alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos. Prefira as carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas;

Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais;
Sobremesas refrescantes são ótimas opções. Prefira sempre frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas;

Beba de 2 a 3 litros de água diariamente, consuma também sucos de fruta, água de coco e isôtonicos, antes, durante e depois da folia.


Bebida - Quantidade Calorias - Benefícios

Água - de 2 a 3 litros – 0 kcal - Essencial para a manutenção corporal, estimula o funcionamento renal, auxilia no processo de digestão e contribui para o bom funcionamento do intestino.

Água de Coco -  1 copo (200ml) - 36 kcal - Repõe líquidos e sais minerais.

Sucos de frutas (natural) - 1 copo (200ml)
suco de laranja - 90 kcal (este valor pode variar de acordo com a fruta) - Rico em vitaminas e minerais.

Chá sem açúcar - 1 copo (200ml) - 0 kcal - Promove hidratação e pode ter propriedades adicionais, dependendo do chá.

Isotônicos - 1 copo (200ml) - 48 kcal (este valor poderá ser modificado de acordo com o sabor) - Repõem líquidos, vitaminas e sais minerais.

Nenhum comentário: