2.04.2013

Gravidez: Uso de droga antiepiléptica na gravidez eleva o risco de autismo nos bebês

Segundo estudo britânico, o valproato de sódio, um dos medicamentos mais comuns para epilepsia, aumenta a chance de o bebê apresentar problemas neurológicos durante a infância
Vivian Carrer Elias
Gravidez: tomar alguns tipos de analgésicos durante o início da gestação pode aumentar os riscos de aborto espontâneo
Gravidez: Uso de remédio para epilepsia pode elevar o risco de o bebê ter autismo, diz estudo (Thinkstock)
Um estudo britânico descobriu que mulheres que fazem uso, durante a gravidez, de valproato de sódio, um dos medicamentos mais comuns para tratar a epilepsia, apresentam um risco maior de ter filhos com autismo e outros problemas associados ao desenvolvimento neurológico. A pesquisa, desenvolvida na Universidade de Liverpool, na Grã-Bretanha, foi publicada nesta quarta-feira no periódico Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry, que faz parte do grupo British Medical Journal (BMJ).

Opinião da especialista

Elza Márcia Yacubian Neurologista,

“Essa relação já é conhecida entre os médicos. É preciso lembrar que quase todos os medicamentos provocam algum efeito adverso em grávidas, não é o caso somente do valproato de sódio.
O problema é que o valproato de sódio é bastante utilizado por pessoas com epilepsia, e a paciente não deve, em hipótese alguma, deixar de fazer uso desse remédio, inclusive caso venha a engravidar. Isso porque ela ficaria mais propensa a ter crises, que representam um risco ao bebê.
Diante dos resultados de estudos que mostram os efeitos adversos de drogas antiepilépticas entre grávidas, nós, como médicos, devemos explicar todos os riscos que pacientes com epilepsia correm ao engravidar. Explicamos com detalhes as vantagens e desvantagens, e ela deve fazer uma opção.
A paciente nunca deve deixar de tomar o remédio, e o médico nunca deve aconselhá-la a não engravidar.”
Segundo os autores do trabalho, diversos estudos anteriores já haviam encontrado relação entre o contato de fetos com drogas antiepilépticas e a malformação congênita, inclusive entre o próprio valproato de sódio e danos às funções cognitivas da criança. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, esses pesquisadores compararam a prevalência de distúrbios neurológicos em crianças que foram expostas, ainda no útero materno, a diferentes drogas antiepilépticas. Esses problemas podem incluir, além de autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dispraxia, uma condição que prejudica a coordenação motora da criança.
No estudo, a equipe, coordenada por Rebecca Louise Bromley, do Departamento de Farmacologia Clínica e Molecular da Universidade de Liberpool, selecionou 528 crianças nascidas na Inglaterra entre 2000 e 2004. Entre as mães desses jovens, 243 tinham epilepsia, sendo que 209 fizeram uso de drogas antiepilépticas durante a gravidez — os medicamentos mais usados eram o valproato de sódio e a lamotrigina.
Os pesquisadores avaliaram o desenvolvimento físico e intelectual das crianças quando elas tinham um, três e seis anos. Eles também pediram às mães que elas relatassem se os seus filhos precisaram passar por consultas médicas devido a problemas de comportamento, de desenvolvimento, educacionais ou de saúde.

Prevalência — Segundo os resultados, a prevalência de distúrbios neurológicos entre crianças que tinham mães epilépticas foi de 7,4% — entre o restante das crianças, essa taxa foi de 1,8%. Além disso, entre as crianças cujas mães fizeram uso de drogas antiepiléticas na gravidez, o maior risco de problemas neurológicos foi observado quando a grávida tomou valproato de sódio, tanto isoladamente quanto combinado com outro remédio. O risco de desordens neurológicas chegou a ser dez vezes maior se comparadas as crianças cujas mães fizeram uso de valproato de sódio na gravidez aos filhos de mulheres que não tinham epilepsia.
Segundo os autores dessa pesquisa, esses resultados são preliminares e devem ser confirmados em estudos maiores. No entanto, eles advertem que mulheres com epilepsia que desejam engravidar devem ter acesso, por meio de seu médico, às informações sobre os riscos dos medicamentos. Assim, caberá a elas tomar uma decisão sobre a gravidez. "Grávidas que fazem uso dessa droga devem ser monitoradas. Mas gestantes não devem simplesmente parar de tomar o medicamento por medo de prejudicar o desenvolvimento da criança", escreveram os pesquisadores.

Seis fatores ambientais relacionados ao autismo


Uso de antidepressivos




 O uso de antidepressivos durante
 a gravidez pode dobrar o risco do filho desenvolver autismo.
 Essa é a conclusão de um estudo realizado na Califórnia
e publicado no periódico Archives of General Psychiatry
 em novembro de 2011, que envolveu 298 crianças com
distúrbios do espectro do autismo (ASD, na sigla em inglês)
e 1.507 crianças no grupo de controle. O uso de tais
 medicamentos foi relatado por 6,7% das mães de
crianças autistas, contra 3,3% das mães no grupo de
controle. Essa relação é considerada mais forte caso os
 medicamentos sejam utilizados no primeiro
trimestre da gravidez.

Nenhum comentário: