6.06.2013

Carros com raio-x vão rastrear armas durante a Jornada

Equipamentos permitem visualizar o interior dos veículos, ficarão em estradas e também serão usados na Copa das Confederações

Maria Luisa Barros
Rio - Policiais rodoviários federais vão usar aparelhos de raio-x para rastrear armas, drogas e explosivos em veículos durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio, no mês que vem.
As vans equipadas com o scanner móvel também serão posicionadas nos acessos aos estádios de futebol para garantir a segurança do público nos jogos da Copa das Confederações. Cada cidade-sede do torneio ganhará pelo menos uma van com o scanner.
O aparelho instalado na parte traseira da van faz a radiografia dos veículos em movimento. As imagens são transmitidas em tempo real para a tela de um computador que fica na cabine da van e é monitorada pelo policial.
O equipamento é capaz de detectar materiais sólidos e líquidos, quentes e frios. A radiografia aponta a presença de pessoas e cargas. Com o raio-x, a PRF consegue localizar mercadorias contrabandeadas em fundos falsos dos veículos, sem precisar parar todos os motoristas.
Aparelhos mostram o interior de veículos e são importados dos EUA
Foto:  Reprodução
De acordo com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), órgão do Ministério da Justiça, serão adquiridos mais 12 equipamentos até a Copa do Mundo.
A presidenta Dilma Roussef anunciou no programa semanal Café com a Presidenta que o governo federal vai repassar R$ 30 milhões aos estados para reforçar o patrulhamento. Segundo ela, cada estado receberá um scanner e, para os que estão em região de fronteira, serão entregues dois aparelhos.
"Eles localizam drogas e armas nos caminhões e nos carros, até nos pneus ou na lataria dos veículos", explicou. O equipamento começou a ser usado nos estados de fronteira em novembro.
Ao todo, 65 patrulheiros foram treinados para usar o aparelho. A expectativa é que durante a Jornada 21 mil veículos entrem no Brasil, a maioria da Argentina.
Contra imigrantes ilegais
O equipamento importado dos Estados Unidos é usado pela polícia americana na fronteira com o México para descobrir imigrantes que tentam entrar ilegamente no país escondidos em caminhões baús.
Em dezembro, a PRF apreendeu 406 kg de cocaína, avaliados em R$ 20 milhões, usando o equipamento. A droga estava em caminhão frigorífico que transportava carne para São Caetano do Sul (SP).

Nenhum comentário: