6.04.2013

Estudo nega vínculo entre remédios para TDAH e risco de abuso de drogas

Conclusão vai contra o receio de que medicamentos para hiperatividade possam tornar as crianças mais propensas ao abuso de substâncias no futuro

TDAH: quase 60% das crianças não são diagnosticadas corretamente
TDAH: Pesquisa não encontra relação entre uso de remédios para tratar o problema e maior risco de abuso de substâncias químicas no futuro (Thinkstock Images)
Crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) que tomam remédios estimulantes para tratar o problema, como a Ritalina, não correm um risco maior de abuso de substâncias (álcool, drogas e cigarro) quando forem maiores em comparação com outras sem tratamento para o mesmo distúrbio. A conclusão é de uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e publicada nesta quarta-feira no periódico JAMA Psychiatry.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Stimulant Medication and Substance Use Outcomes A Meta-analysis

Onde foi divulgada: periódico JAMA Psychiatry

Quem fez: Kathryn Humphreys, Timothy Eng e Steve Lee

Instituição: Universidade da Califórnia, EUA

Dados de amostragem: 2.565 crianças com TDAH

Resultado: Crianças que fazem uso de remédios estimulantes para tratar o TDAH não têm risco maior ou menor de sofrer com abuso de substâncias no futuro em comparação com crianças que têm o mesmo distúrbio, mas não são medicadas.
Remédios estimulantes são eficazes em tratar os sintomas do TDAH, mas existem controvérsias em relação aos seus efeitos adversos, especialmente devido a preocupações de que essas drogas possam tornar as crianças mais propensas a sofrerem com problemas de abuso de álcool e drogas no futuro.
Leia também:
Idade em que criança com TDAH começa a ser tratada é determinante para melhora do desempenho escolar
EUA: 11% das crianças em idade escolar têm TDAH
TDAH pode se tornar um problema de saúde crônico
O novo estudo revisou 15 trabalhos realizados entre 1980 e 2012 que incluíram mais de 2.500 crianças com TDAH. A idade média das crianças estudadas foi de oito anos quando a pesquisa começou e elas foram acompanhadas até completarem 20 anos em média.
"Nós não encontramos associação entre o uso de medicamentos como a Ritalina e o abuso futuro de álcool, nicotina, maconha e cocaína", afirmou Kathryn Humphreys, coordenadora do estudo. Como resultado, autores da pesquisa afirmaram que o trabalho fornece "uma atualização importante" ao campo de conhecimento de abuso de drogas e medicamentos contra o TDAH.

TDAH

1 de 8

Distração


As crianças com TDAH perdem facilmente o foco das atividades quando há algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem “avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a ter um desempenho muito abai

Nenhum comentário: