3.08.2014

PROBLEMA DA OBESIDADE VAI ALÉM DO EXCESSO DE COMIDA

O problema da obesidade vai além do excesso de comida

Descubra quais são os fatores, além do excesso de comida, que podem contribuir para a obesidade.


A obesidade pode ter razões ocultas que não somente as triviais como a alimentação inadequada e o metabolismo lento. Quando uma pessoa come mais do que deveria, ela pode estar querendo se aliviar de um estado de angústia, muitas vezes impulsionadas pelo inconsciente.
De acordo com a psicanalista Clarissa Silbiger Ollitta (SP), o que chama a atenção é o caráter de culpa que atribuem ao obeso. “A pessoa obesa é cobrada constantemente pela sua condição de ser gorda, por comer muito, por ter uma depressão, compulsão, como se fosse uma opção equivocada que a pessoa faz. Ninguém escolhe ser obeso. A comida tem múltiplos significados e preenche necessidades determinadas inconscientemente”, defende ela.
Segundo a especialista, “A pessoa come porque se sente fraca, frágil e se utiliza de meios para ganhar força. Em outras palavras, a pessoa obesa come porque faz uma leitura equivocada da sua força”, reitera.
No entanto, mesmo com explicações emocionais e psíquicas, não podemos desprezar as características orgânicas e genéticas, a idade, o sexo, entre outras. Na visão da especialista, o importante não é o número que aparece na balança quando alguém se pesa, mas como a pessoa interpreta este mal estar que ela nomeia de obesidade. 
“Ressalto que esse desconforto aparece primeiro em frente ao espelho e depois é transformado em número. O que chama a atenção é a frequente desvalorização que a maioria dos tratamentos gera na pessoa obesa. Alguém que já se sente internamente frágil, quando submetido à exclusão social e a estereótipos, só acentua sua experiência de fracasso”, diz ela.
Para Clarissa, a dieta pode ser um dos recursos de tratamento num determinado momento de sua vida e não uma terapêutica obrigatória para todos. O mais importante é considerar o momento particular do paciente, suas determinações inconscientes, seus recursos disponíveis, sua história biográfica para tentar viabilizar outras formas de enfrentamento da sua vida.
“A pessoa obesa quando come não é porque ela sente fome e sim, porque se sente fraca, frágil. A obesidade é uma consequência de uma tentativa de resolução de um estado interno. Ela interpreta equivocadamente os recursos que tem e adia sempre as ações desejáveis para a concretização dos seus objetivos. Um bom exemplo é quando uma pessoa precisa estudar para uma prova. Em vez de investir nos estudos para se preparar efetivamente, ela fica angustiada e come uma tigela de pipoca”, conclui.
O desafio da Psicanálise Psicossomática, para o caso da obesidade, é desenvolver mecanismos capazes de ajudar o individuo a identificar e recuperar sua capacidade de gerar mudanças efetivas para seus objetivos, entre elas, o emagrecimento.

Nenhum comentário: