11.20.2014

Morre aos 91 anos Samuel Klein, fundador da Casas Bahia

Empresário morreu nesta quinta-feira, vítima de insuficiência respiratória. Klein estava internado no Hospital Albert Einstein

O Dia
O fundador da rede de lojas Casas Bahia, Samuel Klein, morreu na manhã desta quinta-feira em São Paulo, segundo informações da assessoria da família. O empresário estava internado havia 15 dias no Hospital Albert Einstein, para tratar de uma insuficiência respiratória. Klein morreu aos 91 anos. O corpo dele será velado no Cemitério Israelita, no bairro Butantã. O sepultamento está marcado para as 14h, em cerimônia fechada para amigos e parentes.
Polonês naturalizado brasileiro, Samuel Klein nasceu em Lublin e deixou o continente europeu durante a Segunda Guerra Mundial. Chegou a ser preso aos 19 anos pelos nazistas e enviado com o pai para o campo de concentração em Maidanek, na Polônia, enquanto a mãe e cinco irmãos foram exterminados no campo de Treblinka.
Em 1957, Klein criou a "Casa Bahia" em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para São Paulo em busca de trabalho na indústria automobilística
Foto:  Reprodução Internet

Em 1952, decidiu mudar-se para o Brasil, onde, depois de uma rápida passagem pelo Rio de Janeiro, viajou para São Paulo, instalando-se em São Caetano do Sul, na região do ABC paulista. Com a ajuda de um conhecido que transitava pelo comércio do Bom Retiro, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias como roupas de cama, mesa e banho. Cinco anos depois, abriu a sua primeira loja no centro de São Caetano. O empreendimento foi chamado de Casa Bahia em homenagem aos nordestinos que se deslocaram para o ABC para atuar na indústria.
A Casas Bahia divulgou um comunicado em que lamenta a morte de Samuel Klein.
Veja a íntegra da nota:
"É com pesar que a Via Varejo comunica o falecimento de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia. Com seu espírito empreendedor, criou os alicerces sólidos de uma companhia e foi um dos principais colaboradores para o desenvolvimento do varejo brasileiro. Foi a visão e o pioneirismo de Samuel Klein na oferta de crédito às camadas populares da população que possibilitou a realização dos sonhos de milhões de famílias brasileiras. A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuar crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores. A Via Varejo e todos os seus funcionários expressam neste momento seu sentimento de pesar e agradecem ao Sr. Samuel Klein pela sua importante contribuição."

Nenhum comentário: