11.17.2014

USO DE APARELHO DENTÁRIO TAMBÉM MELHORA A SAÚDE

Uso de aparelho dentário também melhora a saúde

Ter dentes bonitos e saudáveis não é apenas uma questão de estética. Saiba mais sobre o uso de aparelhos ortodônticos
Hoje em dia, a necessidade de ter uma boa aparência faz com que as pessoas usem cada vez mais aparelhos dentários. Um sorriso perfeito, mais do que um sinal de vaidade, é um sinal claro de que a pessoa tem uma ótima saúde e, provavelmente, uma boa autoestima.  
Ou seja, ter dentes bonitos e saudáveis não é apenas uma questão de estética. Pelo contrário. Quem se preocupa meramente com a estética e adere a modismos que vêm crescendo como o “sorriso metálico” ou as “bocas coloridas” podem estar correndo sérios riscos, segundo os dentistas, que incluem retração na gengiva, perda óssea e até dos próprios dentes. O uso inadequado de aparelho dental pode causar também consequências futuras como dificuldades ao mastigar, torcicolo e dor de cabeça.

Como funciona o aparelho dentário?

Os aparelhos dentários têm a função de alinhar os dentes de forma correta, ajudando na estética visual do sorriso. Além disso, os aparelhos podem ser usados para prevenir o desgaste de alguns dentes ou mesmo da gengiva e, junto a isso, podem melhorar problemas de oclusão (o movimento que a boca faz de abrir e fechar), deixando os maxilares na posição correta.

O funcionamento dos aparelhos dentários consiste em aplicar pressão sobre os dentes para movimentá-los ou mudar a forma do arco dentário maxilar e mandibular. O uso de aparelho ortodôntico é indicado para corrigir problemas de mordida e arcada dentária, a fim de evitar danos maiores.

A pressão é calculada pelo dentista e deve ser conferida e mudada em períodos determinados por ele. Assim, os dentes irão se mover lentamente até que atinjam o local certo. Antes de realizar a movimentação dentária, o ortodontista determina qual deverá ser o posicionamento adequado dos dentes, além da força que será aplicada ao aparelho. À medida que os dentes mudam de lugar, o osso muda de formato e passa a reabsorver a raiz dos dentes em seus novos lugares e, por causa disso, é praticamente impossível que os dentes voltem a ficar tortos.

Vantagens do tratamento ortodôntico
O uso de aparelhos dentários torna a mastigação mais eficaz devido ao deslocamento da mandíbula e faz com que os alimentos sejam melhor digeridos. Depois de finalizado o tratamento ortodôntico, a higienização também é facilitada, tanto na hora da escovação como no uso do fio dental.

Nenhum comentário: