11.19.2014

Tempo seco e pólen aumentam as alergias

Tempo seco e pólen aumentam as alergias na primavera
Durante os períodos mais secos, a incidência de doenças respiratórias pode aumentar em até 40%, diz especialista.
A estação mais linda do ano, tantas vezes exaltada em prosa e verso, traz consigo alguns riscos à saúde Com a baixa umidade do ar, o aumento das crises alérgicas entre a população torna-se bastante recorrente. O problema ainda pode se agravar com o aumento da circulação do pólen das flores pelo ar.

“Durante os períodos mais secos, a incidência de doenças respiratórias pode aumentar em até 40%, principalmente as alérgicas como asma, rinite e bronquite. A baixa umidade relativa do ar e a inversão térmica, que é responsável pelo acúmulo maior de poluentes na atmosfera, além do aumento da circulação do pólen das flores durante a primavera, são alguns dos fatores desencadeantes desses tipos de enfermidades”, explica o Dr. Jaime Rocha, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

A resposta alérgica é uma reação de hipersensibilidade do organismo em relação aos agentes desencadeantes, chamados alérgenos. "Dentre eles, os mais conhecidos são a poeira domiciliar, os ácaros, os epitélios de animais, os fungos e o pólen das flores, além de agentes irritantes como fumo e os poluentes atmosféricos", acrescenta o médico.

O ideal é tentar reduzir os alérgenos por meio do que chamamos de controle ambiental. Existem alguns cuidados que podem minimizar o contato com os alérgenos no ambiente domiciliar, como por exemplo, o uso de protetores plásticos de colchão e travesseiros, pano úmido diariamente nos pisos da casa, a troca das cortinas por persianas, entre outros. “Também é possível diminuir aos poucos a sensibilidade do indivíduo aos fatores que desencadeiam as alergias pela imunoterapia (vacinas específicas) realizada com supervisão médica”, lembra o Dr. Jaime.

Dicas para evitar que as crises alérgicas comecem em casa:

- Forre o colchão e o travesseiro com capa impermeável;
- Retire tapetes e carpetes da casa, principalmente do quarto;
- Limpe a mobília da casa com pano úmido pelo menos duas vezes por semana;
- As cortinas de tecido leve devem ser lavadas a cada 15 dias. Dê preferência às persianas;
- Mantenha sempre a casa arejada e ensolarada;
- Evite estofados cobertos com tecido;
- Não fume dentro de casa;
- Cobertores devem ser substituídos por edredons que possam ser lavados quinzenalmente;
- Evite, principalmente no quarto de pessoas alérgicas, objetos que acumulem poeira como livros, revistas, brinquedos de pelúcia, caixas e quadros;
- Evite, também, cheiros fortes no domicílio como tintas, solventes, inseticidas, produtos de limpeza etc.


  • Página inicial

Nenhum comentário: