11.18.2014

Mordida cruzada e mordida aberta: problemas oclusais

 
Chupeta pode causar problemas na mordida (Foto: Thinkstock)
A mordida cruzada e a mordida aberta são problemas nas dimensões dos arcos dentários superiores e anteriores tanto no sentido vertical quanto no horizontal.
A mordida cruzada é a deficiência na largura do arco superior que pode ser causada por problema genético ou algum hábito bucal, como chupetas ou sucção de dedos, que restringiu o crescimento normal do osso. Uma boa analogia seria comparar uma oclusão com mordida cruzada a uma caixa de sapato com uma tampa pequena. A caixa não consegue fechar adequadamente, assim acontece com a oclusão.
A mordida aberta é a deficiência de crescimento vertical do osso. Neste caso, os dentes superiores não tocam os dentes inferiores, podendo ocorrer nos dentes da frente, nos dentes do fundo, do lado direito e/ou do lado esquerdo da boca. Pode ser de causa genética, mas é mais comum a presença de hábito como sucção de dedo, chupetas, problemas na fonação, respiração ou até mesmo problemas posturais.
A melhor época para o tratamento dos dois tipos de má-oclusão é durante a infância. É nesta época que conseguimos redirecionar o crescimento e conseguir uma oclusão satisfatória através da remoção do hábito e tratamento com aparelhos ortodônticos e ortopédicos. Nos adultos muitas vezes os tratamentos são direcionados para cirurgia ou extrações dentárias, já que nesta época o crescimento dos ossos já não existe mais.

Quais os problemas que estas más oclusões que podem causar?
A mordida errada pode desencadear deficiências na mastigações, problemas periodontais (na gengiva e nos tecidos que suportam os dentes), problemas na ATM (articulação tempo mandibular). Além de problemas na saúde bucal causam também problemas estéticos, problemas na fala e respiração.


Nenhum comentário: