11.20.2014

Paixão, criatividade e sensibilidade estética: os segredos da fascinante arte de fotografar para se alcançar o pódio

Por: Vinícius Moura / Fotos: arquivo pessoal
Um olhar além do que se vê e um click. Nasce, aí, uma fotografia que não é apenas um registro: é uma imagem que vale mais do que mil palavras.
É esta arte de eternizar momentos que vem se tornando cada vez mais popular com o advento da fotografia digital, dos smartphones e das mídias sociais. A procura pelo curso de Fotografia Digital do Senac RJ vem aumentando ano a ano e é uma das categorias que costuma atrair os olhares dos visitantes nas etapas do Talentos Senac.
Ribamar lembra aos alunos e competidores: o fotógrafo é invisível. O que se vê é aquilo que ele fotografa com paixão
Ribamar lembra aos alunos e competidores: o fotógrafo é invisível. O que se vê é aquilo que ele fotografa com paixão
Mas para quem quer se profissionalizar e, principalmente, para o competidor do Talentos, o fascínio pela fotografia ou a posse de um bom equipamento não bastam para levar alguém ao pódio da vida ou da competição. O instrutor do Senac RJ, José Ribamar Chagas, avisa: para ter sucesso na profissão, a sensibilidade estética e o olhar são fundamentais.
“Eu sempre digo para meus alunos que o fundamental, para ser um bom fotógrafo, é ter um bom repertório e referência visual. A fotografia, na verdade, tem que estar dentro de cada um deles, não basta apenas um bom equipamento. E isso vale para quem está se preparando para a final. É hora de ter muita atenção e criatividade”, alerta o instrutor, que atualmente dá aulas na unidade de Angra dos Reis.
Thiago Santos, aluno de Ribamar e um dos finalistas do Talentos deste ano, captou bem o que diz seu instrutor: “Para subir ao pódio tem que ter paixão por aquilo que você está estudando, tem de ter paixão por fotografar”, garante.
Paixão, esta, que Thiago nutre desde criança: “Minha ligação com essa carreira vem de família. Meu pai sempre foi um grande fã de Sebastião Salgado e nunca faltaram fotos lá em casa”, contou o finalista.
Thiago, aluno de Ribamar e finalista: participação no Talentos agrega valor a seu negócio
Thiago, aluno de Ribamar e finalista: participação no Talentos agrega valor a seu negócio
Thiago lembra que o curso no Senac RJ e a competição foram trampolins em sua vida: “Ganhando ou não a final na minha categoria, em Madureira, minha participação já me dará uma boa visibilidade perante o mercado. Eu consegui abrir meu próprio estúdio de fotografia e ser finalista valoriza ainda mais meu trabalho”.

Nenhum comentário: