12.03.2014

O afã estético que pode levar à morte


Entidade não recomenda uso do hidrogel, como fez modelo

O Dia
São Paulo -  A gravidade do estado de saúde da vice miss bumbum Andressa Urach alerta para os riscos do uso incorreto do hidrogel. A apresentadora segue na UTI e respira por aparelhos, devido a complicações depois de aplicar a substância no organismo. A Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomenda o produto devido aos riscos.
Andressa aplicou hidrogel há cinco anos e, este ano, após sentir dores, passou por duas intenvenções para retirar o produto. Joaquim Mesquita, coordenador de Cirurgia Dermatológica da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, alerta que não é recomendado o uso do hidrogel e do polimetilmetacrilato (PMNA), por serem substâncias estranhas ao organismo. Para ele, o recomendado para preenchimento é o ácido hialurônico, presente nas células. O médico lembra, porém, que o produto considerado seguro é bem mais caro.
“Injetar uma substância que não existe no corpo provoca reação inflamatória e essa inflamação pode aparecer anos depois”, alerta, acrescentando que o volume colocado por Urach (400ml) é considerado muito alto. “Colocar isso de ácido hialurônico seria uma quantia impagável”.
Andressa passou por duas intervenções e agora respira por aparelhos
Foto:  Reprodução Instragram
O cirurgião Plástico Ricardo Cavalcanti também não é favorável ao produto e conta que já atendeu pacientes que, assim como Andressa, retiraram o hidrogel. Ele explica que não é fácil retirar a substância, porque, ao contrário da prótese de silicone, ela se espalha e reage com partes do organismo, como músculos. “Tive uma paciente que fez aplicação na nádega e o produto foi parar na perna. Sou favorável à evolução na Medicina, mas com prudência”.
Segundo a Anvisa, apenas duas marcas de hidrogel têm autorização para uso em procedimentos estéticos. As outras 35 que têm registro só podem ser utilizadas em tratamentos médicos, de uso tópico (sem injetar).
Modelo respira por aparelhos
No dia 21, a apresentadora se submeteu à segunda cirurgia para retirar o hidrogel — a primeira foi feita em julho. Uma semana depois, foi detectada a inflamação e foi colocado um dreno. No dia 29, ela deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Santa Catarina. A unidade informou que Andressa está na UTI, em estado grave, sedada e respirando com auxílio de aparelhos. O médico que retirou o hidrogel, Julio Vedovato, disse que ela está com sepse (infecção generalizada). Em 2006, o médico foi processado por uma paciente do Rio Grande do Sul que se submeteu a uma cirurgia plástica (abdominoplastia, lipoaspiração e silicone nos seios). Ela teve sepse e ficou internada na UTI.

Nenhum comentário: