10.25.2016

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CONHECIMENTO E O SABER?



Não existe diferença no dicionário, mas na vida existe uma enorme diferença. O conhecimento é uma teoria, o saber é uma experiência. Saber significa abrir os seus olhos e ver , o conhecimento significa que alguém abriu os olhos, viu e comenta a respeito, e você simplesmente continua reunindo informações. 

É por meio do conhecimento que o homem se torna separado do todo - o conhecimento cria a distância. 

Sim a história bíblica é verdadeira - aquele homem caiu por causa do conhecimento, ao comer o fruto da árvore do conhecimento. Essa parábola é a ultima palavra; nenhuma outra parábola atingiu um ponto mais alto do que essa compreensão. Parece tão ilógico que o homem tenha caído pelo conhecimento. Parece ilógico porque a lógica faz parte do conhecimento! A lógica é tudo que sustenta o conhecimento - parece ilógico porque a lógica é a causa profunda da queda do homem. 

Um homem que seja absolutamente lógico -  absolutamente razoável, sempre sensato, que nunca permite nada ilógico na sua vida - é um louco. A sanidade mental precisa ser equilibrada pela insanidade; a lógica precisa ser equilibrada pela ílógica. Os opostos se tocam e se equilibram. Um homem que seja racional é irracional - ele perde muito. Na verdade, ele continua perdendo tudo o que é bonito e tudo que é verdadeiro. Ele coleta coisas triviais, a sua vida é uma vida mundana. Ele é um homem mundano. 

Essa parábola bíblica é de uma compreensão imensa. Porque terá o homem caído pelo conhecimento? Porque o conhecimento cria a distância, porque o conhecimento cria um "eu" e "tu", porque o conhecimento cria um sujeito é um objeto, o conhecedor e o conhecido, o observador e o observado.


A realidade é essa que você criou ao seu redor ao projetar, desejar, pensar. A realidade é a sua interpretação da verdade   

A verdade é simplesmente aquilo que é; a realidade é o que você veio a entender - é a sua ideia da verdade. A realidade consiste de coisas todas separadas. A verdade consiste de apenas uma energia cósmica. A verdade consiste de unidade, a realidade consiste de quantidade . A realidade é uma multidão, a verdade é integração.     
OSHO

Nenhum comentário: