É por meio do conhecimento que o homem se torna separado do todo - o conhecimento cria a distância.
Sim a história bíblica é verdadeira - aquele homem caiu por causa do conhecimento, ao comer o fruto da árvore do conhecimento. Essa parábola é a ultima palavra; nenhuma outra parábola atingiu um ponto mais alto do que essa compreensão. Parece tão ilógico que o homem tenha caído pelo conhecimento. Parece ilógico porque a lógica faz parte do conhecimento! A lógica é tudo que sustenta o conhecimento - parece ilógico porque a lógica é a causa profunda da queda do homem.
Um homem que seja absolutamente lógico - absolutamente razoável, sempre sensato, que nunca permite nada ilógico na sua vida - é um louco. A sanidade mental precisa ser equilibrada pela insanidade; a lógica precisa ser equilibrada pela ílógica. Os opostos se tocam e se equilibram. Um homem que seja racional é irracional - ele perde muito. Na verdade, ele continua perdendo tudo o que é bonito e tudo que é verdadeiro. Ele coleta coisas triviais, a sua vida é uma vida mundana. Ele é um homem mundano.
Essa parábola bíblica é de uma compreensão imensa. Porque terá o homem caído pelo conhecimento? Porque o conhecimento cria a distância, porque o conhecimento cria um "eu" e "tu", porque o conhecimento cria um sujeito é um objeto, o conhecedor e o conhecido, o observador e o observado.
A realidade é essa que você criou ao seu redor ao projetar, desejar, pensar. A realidade é a sua interpretação da verdade
A verdade é simplesmente aquilo que é; a realidade é o que você veio a entender - é a sua ideia da verdade. A realidade consiste de coisas todas separadas. A verdade consiste de apenas uma energia cósmica. A verdade consiste de unidade, a realidade consiste de quantidade . A realidade é uma multidão, a verdade é integração.
OSHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário