12.02.2016

Você sabe se a cor da sua urina está normal?



A cor normal da urina varia de amarelo claro a laranja escuro. As cores são resultado de um pigmento chamado de urocromo e o quão diluída ou concentrada a urina se encontra.
Pigmentos e outros compostos encontrados em certos alimentos e remédios podem mudar a cor da urina. Beterraba, bagas e favas podem influenciar a cor. Muitos remédios dão a urina cores vibrantes como vermelho framboesa, amarelo limão e azul esverdeado.
A cor incomum da urina pode ser o indicador de diversas doenças.
Os pigmentos amarelos se diluem de acordo com a quantidade de água ingerida, portanto quanto mais água mais diluída e clara fica a urina.A desidratação severa pode deixar a urina laranja.

É recomendado visitar o médico quando:

- Há sangue visível na urina. O sangue na urina pode indicar infecção urinária e pedras no rim. O sangramento indolor pode indicar doenças mais sérias como o câncer.
- Urina escura ou laranja. O fígado pode estar com problemas se a urina se encontra escura ou laranja. Outros indicadores são: fezes claras e pele e olhos amarelados.

Causas de urina vermelha ou rosa:

- Sangue. Os causadores de sangue urinário são: infecções urinárias, aumento da próstata, tumores, cistos renais, correr longas distancias e pedras no rim e bexiga.
- Alimentos. Beterrabas, amoras silvestres e ruibarbo podem deixar a urina vermelha ou rosa.
- Remédios. Rifampicina (antibiótico para o tratamento de tuberculose) pode deixar a urina laranja avermelhada, assim como fenazopiridina e laxantes que contem senna. A sulfasalazina e alguns remédios para quimioterapia também afetam a cor da urina.

Causas de urina laranja:

Em alguns casos, a urina laranja pode indicar problemas no fígado ou ducto biliar. A desidratação também pode ser o motivo para a cor alaranjada.

Causas de urina azul ou verde:

- Corantes. Comidas com muitos corantes podem deixar a urina verde.
- Remédios. Amitriptilina, indometacina e propofol podem deixar a urina azul ou verde.
- Condição médica. A urina azul pode ser causada por hipercalcemia familiar benigna. A cor verde pode ser resultado de infecções urinárias causadas por bactérias pseudomonas.

Causas de urina marrom escura ou cor de coca-cola:

- Comida. Comer grandes quantidades de grãos de fava, ruibarbo e aloés pode deixar a urina marrom escura.
- Remédios. Muitos remédios podem escurecer a urina. Remédios contra a malária, antibióticos (Flagyl), laxantes contendo cascara ou senna e metocarbamol (relaxante muscular).
- Condições médicas. desordens no fígado e rim.
- Exercícios extremos. Lesões musculares e no rim podem resultar em urina rosa ou com cor de coca-cola.

Fatores de risco:

- Idade. Tumores na bexiga e no rim, mais comuns em homens velhos, podem causar sangue na urina. Homens com 50 anos ou mais apresentam sangue na urina devido ao aumento da próstata.
- Sexo. Mais da metade das mulheres apresentarão infecções urinárias em algum período da vida. Homens possuem maiores chances de apresentar pedras no rim.
- Histórico familiar. Pessoas com histórico familiar de doenças no rim tem mais chances de desenvolver a doença.
- Exercícios extremos. Corredores de longas distancias podem apresentar sangue na urina.
A analise da urina e o exame de sangue podem diagnosticar a condição do paciente.
O tratamento médico não foca na mudança da cor da urina, mas sim na condição subjacente.
É recomendado que se beba bastante líquidos para que o corpo se mantenha hidratado e saudável.

Para mais informações procure o seu médico.

Fonte: Mayo Clinic.

Nenhum comentário: