3.30.2018

Fiocruz lança pós-graduação inovadora para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde

Atualmente, a base produtiva do setor da saúde desempenha um importante papel para o desenvolvimento social e econômico do país. Reforçando seu compromisso com a consolidação da área, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança, no dia 3 de abril, a pós-graduação para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde (PGCEIS). A formação multiprofissional é inovadora e se baseia na cooperação entre a unidade produtiva do CEIS e a Fiocruz. O novo curso receberá candidatos de diferentes áreas do conhecimento técnico-científico, que vão se dedicar a solucionar problemas enfrentados pelas empresas. Neste sentido, um aspecto interessante desta pós é que o ingresso será em fluxo contínuo, isto é, sem abertura de turmas, o que agilizará a execução do projeto.
O coordenador do Programa, Alejandro Correa diz que a iniciativa visa aproximar as várias competências desenvolvidas pela Fiocruz com a necessidade de qualificação de mão de obra para a indústria da saúde. "Buscamos articular as diversas áreas de pesquisa e ensino da Fundação com as necessidades das empresas. Para formar uma turma com essas características, foram necessárias algumas inovações que incluem projetos baseados em demandas da indústria, supervisão compartilhada entre um orientador acadêmico credenciado pelo PPGBB e um profissional qualificado indicada pela indústria, o ingresso em fluxo contínuo e a otimização da oferta de disciplinas”, comenta.
Além de gerar conhecimento, a Fiocruz é protagnista no desenvolvimento de produtos e processos com aplicação potencial, incluindo novas vacinas, medicamentos à base de plantas, métodos de diagnóstico e monitoramento da saúde do trabalhador, aumento do número de patentes brasileiras e aprimoramento do sistema de saúde nacional. O coordenador de Ações de Prospecção da Fiocruz, Carlos Gadelha, diz que a instituição contribui para formar e qualificar profissionais para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde, promovendo e consolidando um conjunto de ações na área da saúde que se caracterizam numa estratégia para o desenvolvimento nacional. "O Sistema Único de Saúde deve garantir saúde a todos os brasileiros. Gerar conhecimento qualificado nesta área é fundamental para uma política efetiva de redução da dependência externa".
Durante o lançamento da pós, será apresentado o site da PGCEIS, no qual será possível acessar o edital de seleção.

Para ficar sempre por dentro do que está acontecendo, acesse a agenda do Campus Virtual Fiocruz.
Fonte: Renata Fontoura (ICC/Fiocruz Paraná)

Nenhum comentário: