Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar.
Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou.
Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar vôo para longe.
Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamente em um copo, desta vez cheio de água.
Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou:
- “Tem um canudo ali, nade até lá e suba”.
A mosca tenaz respondeu:
-”Pode deixar que eu sei como resolver esse problema”.
E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água.
Sendo assim, observamos que soluções do passado em contextos diferentes, podem se transformar em problemas e talvez até em grandes tragédias.
Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão?
Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências.
Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir… O ser humano está em constante evolução.
E só quem sabe reconhecer as transformações ao seu redor, pode fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.
Às vezes o nosso erro, é a incapacidade de ouvir o outro.
Há uns dias atrás estava conversando com uma pessoa no meu trabalho, e falávamos justamente sobre isso. Como tem gente que gosta de se achar autossuficiente, se acham os donos da razão, acham que o mundo pode parar na ausência deles, ignoraram o fato de que cada pessoa é única no mundo e repleta de surpresas. Às vezes não damos nada por uma pessoa, mas essa pessoa se mostra capaz na primeira oportunidade.
Ninguém é insubstituível no campo profissional, mas na vida, aos olhos de Deus, nós somos insubstituíveis. Temos um valor inestimável, por mais que você não acredite nisso.
Deus tem trabalhado e apostado no seu potencial como pessoa. E se você não acredita que é capaz de mudanças, desculpe, você corre um sério risco ao fracasso.
Vejo pessoas por ai dizendo que não mudam seu jeito, e quem quiser tem que aceitá-las assim e pronto. Criamos uma ideia errada de nós mesmos. Todos temos que mudar, uma hora ou outra, a vida vai exigir isso de nós. Alguns irão fazer uma pequena mudança, outros irão fazer uma mudança drástica ou radical.
O importante é estarmos abertos a isso.
Dica de hoje:
Avalie a situação antes de se desesperar ou entregar os pontos. Nem tudo está perdido, tenha certeza disso.
Aprenda a ouvir os outros, absorva o que for importante e o que te levar ao crescimento e rejeite aquilo que não te acrescer em nada.
E quando parecer que não há solução lembre-se que Deus está contigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário