5.28.2010

Fórum da Aliança de Civilizações começa hoje no Rio


Começa nesta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro o 3º Fórum da Aliança de Civilizações. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz a saudação inicial do encontro que terá a participação do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, do primeiro-ministro da Turquia, Tayyp Erdogan, do presidente da Espanha, José Luis Zapatero e de Jorge Sampaio, alto representante para a Aliança de Civilizações e ex-presidente de Portugal.

Por volta das 10h30, o presidente Lula participará da reunião plenária de cúpula com os demais líderes, sob o tema A Diversidade Cultural como Caminho para a Paz. Às 13h30, ele almoça com os chefes de Estado e de governo.

À tarde, o presidente tem encontro confirmado com o primeiro-ministro espanhol, Jose Luis Zapatero, que deverá ser seguido de reunião tripartite Brasil, Portugal e Espanha, com a participação do primeiro-ministro José Sócrates.

Lula abre Fórum das Civilizações pedindo solução negociada para Irã Foto: Vanderlei Almeida/ AFP Lula voltou a pregar a negociação para solucionar a questão nuclear iraniana

Da Redação, com AFP
mundo@band.com.br
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira a busca de uma solução negociada para a crise nuclear iraniana na abertura do III Fórum da Aliança das Civilizações, no Rio de Janeiro.

Lula voltou a insistir no tema nuclear iraniano e enfatizou que o Brasil foi "ao Irã buscar uma solução negociada para a crise", um dia depois que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, indicar que existem "sérios desacordos" entre Washington e Brasília sobre este tema.

Além disso, o presidente considerou "obsoletos e de um tempo já superado" os arsenais nucleares, e recordou que o Brasil "é um dos poucos países que consagram o desarmamento em sua Constituição".

ONU

O evento, que conta com a participação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, tem o objetivo de ampliar o diálogo intercultural entre Oriente e o Ocidente, debatendo temas educativos e migratórios.

No entanto, o assunto dominante deve ser mesmo a crise nuclear iraniana, já que o evento promove a reunião do titular da ONU com Lula e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, dois líderes que negociaram um acordo tripartite de enriquecimento de urânio com o Irã, alvo de críticas por parte dos Estados Unidos. O discurso de abertura do presidente do Brasil ajuda a reforçar a tese.

Agencia Brasil

Nenhum comentário: