5.27.2010

Higiene íntima. Tire as suas dúvidas


Ginecologistas ensinam como se proteger de doenças e infecções com uma higiene íntima adequada
Proteja a sua intimidade e evite infecções!
A higiene adequada pode prevenir doenças?
Sim, pode evitar corrimento, irritações e até infecção urinária. Uma boa higiene não se limita a banhos diários: "Seque bem a vagina, use calcinhas de algodão e não vista calças justas com frequência", diz o ginecologista Wagner José Gonçalves. Lembre-se: mau cheiro nem sempre é sinal de falta de limpeza. O odor indica que a flora vaginal está desequilibrada ou que há uma bactéria contraída no ato sexual. Nesse caso, é preciso ir a um especialista!

Utilizar ducha higiênica faz mal?
A ducha vaginal interna é contraindicada porque pode "lavar" a flora vaginal normal, substituindo-a por microorganismos causadores de doenças.

Posso usar o protetor diário sempre?
Não. Ele é indicado apenas para dias em que o fluxo menstrual está fraco. "Usá-lo sempre abafa a vagina, o que facilita o aparecimento de infecções", afirma o ginecologista Oscar Barbosa Duarte Filho. Se sente que precisa de um porque tem corrimento, sinal de que a saúde não vai bem - visite um médico. Agora, o absorvente interno ou externo deve ser trocado cerca de quatro vezes por dia, dependendo do seu fluxo.

Como cuidar da calcinha?
Deve-se sempre lavar bem a peça (especialmente se for recém-comprada) com sabonete neutro. Evite amaciantes, deixe secar bem - de preferência ao sol - e, se possível, passe com ferro. Em hipótese alguma empreste a calcinha.

Qual o melhor tipo de sabonete?
Depende do caso. "Sabonete neutro à base de glicerina é ideal para mulheres sem secreção", diz o ginecologista Rogério Bonassi. Mas se você usa calça apertada e calcinha que não é de algodão, tem mais chances de ter problemas. "O sabonete íntimo é bem-vindo em casos de irritação. Mas vá ao médico para saber a causa. Para encontrar o melhor sabonete, faça o teste, já que "todos podem dar alergia, de acordo com a sensibilidade de cada um", diz a ginecologista Maria Eugênia Caetano, gerente médica da Dermacyd.

O papel higiênico perfumado causa alergia na região?
Possivelmente, já que a vagina é delicada, e substâncias como corantes e perfumes podem atacar a região.

Não devo depilar a parte inferior da vagina?
A depilação normalmente não traz problemas. Mas os pelos são uma barreira de proteção natural do corpo - e tirá-los facilita a entrada de bactérias (até mesmo as do ânus). Além disso, eles podem encravar e aí sim causar uma infecção. É importante tomar cuidado na escolha do local onde fará a depilação e checar se os produtos são descartáveis.

Saiba mais sobre o assunto:

Todas nós mulher sempre temos dúvidas em relação as partes íntimas por isso vamos tentar sanar algumas.

Os sabonetes íntimos têm um grau de acidez semelhante ao da região genital. Por isso, eles reduzem as chances de irritação na vagina. Porém, segundo os médicos, o ideal para higienizar a vagina é usar água e sabonete neutro (ou de glicerina).

Os absorventes com fragrância devem ser evitados por causa da ação de substâncias perfumantes pode causar ardor, alergias, coceira, fissuras externas e até dor na relação sexual.

Quando o sabonete íntimo é de pH neutro e sem perfume, poderá ser utilizado todos os dias sem problema algum sempre opte por pH neutro.

A calcinha ideal é a branca de algodão, porque facilita a transpiração e a ventilação da vagina. Para aquelas noites especiais você poderá utilizando as outras mais logo que terminar volte as tradicionais.

Tenha cuidado com o uso diário de protetores de calcinhas a região vaginal não deve ser muito abafada. Podendo provocar corrimentos, coceira e infecções, porque torna o local quente e úmido.

Lencinhos umedecidos podem ser guardados na bolsa e são ótimos para situações de emergência. Só não devem ser usados todos os dias, pois podem causar irritação e coceira.

Os absorventes internos e não tem problemas com ele e não causam problema algum para quem usa.

As mulheres virgens podem fazer uso do absorvente interno sem problemas pois o produto não rompe o hímen. As explicações se encontram no verso da embalagem em que deixa bem claro a sua utilização.

Muito cuidado com papel higiênico coloridos ou perfumados. A mucosa vaginal pode ser irritada com sua utilização. Dê preferência aos brancos e sem perfumes.

Na hora da higiene íntima o ideal é utilizar água fria que agride menos a pele do que a quente.

O absorvente deve ser trocado a cada quatro horas, mesmo que o fluxo menstrual, seja pouco a sua higiene íntima deve ser preservada para que se evite a reprodução de bactérias e fungos.

Outro cuidado importante é não confundir higiene íntima com duchas íntimas. “A primeira significa lavar somente a região externa da vagina e a segunda é feita quando a mulher introduz o 'chuveirinho' na vagina”. A ginecologista explica que o segundo método prejudica a flora vaginal normal, importantes agentes de defesa local, por isso deve ser evitado.

Sabonetes íntimos, saiba usá-los!

Durante a menstruação evite os absorventes com perfume, eles causam alergias, coceira e até ardência. Ao contrário do que se pensa, os protetores de calcinha não devem ser usados todos os dias. Com a vagina abafada, o risco de corrimentos e infecções é maior, porque o local fica mais úmido e quente, ambiente propício para as bactérias.

No caso dos absorventes internos ou tampões, o cuidado é ainda maior. Não fique o dia inteiro com eles, o ideal é trocar em intervalos de quatro horas. No período menstrual alterne com absorventes comuns e não use o tampão para dormir.

Quem usa muitas vezes o tampão corre o risco de contrair a síndrome do choque tóxico, uma doença rara, mas grave. O nome estranho é por causa da toxina produzida por essa bactéria, Staphylococcus aureuse. Conhecida por SCT, a síndrome acontece principalmente em quem usa tampões de grande absorção, que retém muito o líquido e expande ao ser retirado. Isso fere as paredes da vagina e libera a entradas das bactérias. Se você tiver o costume de usar tampões e tiver os seguintes sintomas, como febre, vômitos, diarréia ou desmaios procure imediatamente um médico.

No dia-a-dia, a ginecologista indica o uso de roupas leves. Para quem fica muito tempo com a mesma roupa, a dica é fugir das calças apertadas de material sintético. O ideal é escolher peças com tecidos de algodão, saias e vestidos, que facilitam a respiração da região íntima.

As calcinhas também devem ser de algodão. Reserve as lingeries de renda e nylon para ocasiões especiais, já que também atrapalham a respiração do local, aumentando sua umidade natural.

Entretanto, não adianta todos esses cuidados se você não lavar a sua roupa íntima da forma certa. Segundo a ginecologista nada de lavar a calcinha no chuveiro e deixá-la secando no Box. “Ao fazer a limpeza no banho, aumenta-se a chance de sobrarem resíduos de produto no tecido, além de a calcinha ficar exposta a um ambiente quente e úmido, propício à proliferação dos microorganismos”.
Cybediet.com

Tire as suas principais dúvidas sobre higiene íntima e veja quais os produtos mais indicados

---
Destaque da Matéria
Para hidratar as partes íntimas
prefira produtos sem óleo
Foto: Dreamstime
1. Higiene muda com a estação do ano
No verão, lave-se até três vezes ao dia. Já no inverno, uma boa limpeza basta.

2. Até papel higiênico pode dar corrimento
Além da calcinha de tecido sintético, roupa apertada, depilação dos grandes lábios, lâmina de barbear, lubrificante oleoso e até papel higiênico áspero favorecem corrimentos.

3. Limpeza deve durar entre 2 e 3 minutos
No banho, coloque sabonete líquido nos dedos e lave com movimentos circulares. Cuidado para não se limpar de trás para a frente, infectando a vagina com coliformes fecais. Enxágue e seque bem. O processo todo não deve passar dos 3 minutos.

4. Obesas precisam redobrar os cuidados O excesso de gordura gera suor e células mortas. Por isso, obesas devem redobrar os cuidados íntimos.

5. Dormir sem calcinha é um santo remédio Calcinha, pijama, lençol, cobertor... Durante o sono, há muitas barreiras impedindo a transpiração. Experimente dormir uma semana sem calcinha e sinta a melhora.

6. Lavar muito faz tão mal quanto não lavar Não é só a falta de higiene íntima que provoca corrimentos - o excesso também! Quem costuma lavar demais a região desequilibra o pH (a acidez) natural da vagina, atraindo fungos e bactérias ruins.

7. Ducha íntima atrai infecções
Fazer lavagem íntima regularmente tira toda a defesa natural da mulher, deixando-a mais exposta a coceiras, infecções e corrimentos. Só use a duchinha se ela tiver sido prescrita por seu ginecologista.

8. Sabonete líquido é melhor que em barra
Os produtos em barra são agressivos para fazer a higiene íntima. Além disso, costumam ser compartilhados por toda a família, facilitando a contaminação. Se puder, limpe a região com um sabonete líquido - íntimo ou hipoalergênico - só seu.

9. Região também precisa de hidratante
Hidratação não é exclusividade da pele exposta ao sol! Apesar de ficar escondida pela calcinha o dia todo, a pele da pélvis, dos grandes lábios e da região interna da coxa também precisa ser hidratada. Use produtos não oleosos para isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo limpinho .