webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br
5.27.2010
FIQUE DE OLHO NOS EXAMES QUE TODA MULHER DEVE FAZER
A importância da prevenção
Visitar o ginecologista regularmente e fazer direitinho os exames pedidos pelo doutor é a melhor maneira de prevenir doenças sérias que acometem as mulheres, como câncer de mama e de colo de útero. Felizmente, as chances de cura para esses males são bastante altas, desde que o problema seja detectado no início. Mas os cuidados com a saúde ginecológica não param aí: na hora do banho, é preciso usar sempre produtos apropriados para a região genital, como Dermacyd. Ele é um sabonete líquido íntimo formulado com o complexo ácido lático – atomizado de lactoserum, componentes que atuam no equilíbrio do pH da pele da região íntima. Confira abaixo a rotina de prevenção que você deve adotar ao longo da vida:
Autoexame: A própria mulher apalpa as mamas para investigar qualquer alteração nelas, inclusive caroços que podem ser tumores em fase inicial.
Regularidade: Uma vez ao mês.
Período Ideal: Na semana seguinte à menstruação.
Ultrassom transvaginal ou intravaginal: Mostra a parte interna do útero e ovários. Detecta miomas, causas de dores abdominais e cistos ovarianos.
Regularidade: Sempre que solicitado pelo médico.
Período Ideal: Na semana seguinte à menstruação.
Ultrassom de mamas: Detecta alterações nas mamas. Pode ser feito por mulheres de qualquer idade, desde que o médico julgue necessário.
Regularidade: Sempre que solicitado pelo médico.
Período Ideal: Na semana seguinte à menstruação.
Mamografia: Indicada para mulheres entre 35 e 40 anos. Nada mais é do que um raio-X. Mostra algumas alterações da mama, como nódulos e calcificações.
Regularidade: Anual ou bianual, a critério médico.
Período Ideal: Na semana seguinte à menstruação. Evite durante o sangramento, pois os seios ficam sensíveis e podem doer durante o exame. Não use desodorante, perfume ou talco no dia.
Papanicolaou: Detecta alterações de células do colo uterino que podem indicar um câncer em estágio inicial.
Regularidade: Uma vez ao ano.
Período Ideal: Uma semana antes de menstruar. Três dias antes do exame evite usar duchas e cremes vaginais e não tenha relações sexuais.
Colposcopia: Pode ser realizada apenas como rotina ou quando o médico percebe alguma alteração na vagina ou no colo do útero. É possível ser feita no consultório ou em laboratórios.
Regularidade: Uma vez ao ano ou quando solicitado.
Período Ideal: Uma semana antes de menstruar. É preciso ficar três dias sem ter relações e sem passar pomadas ou cremes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário