5.29.2010

Saúde e Beleza


A beleza pode viver em harmonia com a saúde.
Responda rápido: o que te motiva a emagrecer são as preocupações com a beleza do corpo ou com sua saúde?
Quando se fala de mulher bonita, sempre vem a idéia de que ela precisa ser alta, magra, cabelos longos, lisos e impecáveis, a famosa bonequinha de porcelana.
Só que esquecemos que a nossa saúde é mais importante que qualquer coisa.
Até que ponto a nossa aparência é mais importante? Passamos tanto tempo cuidando da beleza exterior e esquecemos de cuidar da nossa saúde.
Cada uma de nós, mulheres, fazemos de tudo para ficarmos impecáveis exteriormente, mas temos também que nos alertarmos para o bem-estar do nosso organismo. Hoje o que mais vemos são pessoas querendo comprar a estética como item fundamental para alcançar a felicidade, alcançando apenas uma satisfação passageira, sendo que chega um dia que é impossivel manter todo o corpo durinho. Sejamos francas, mais cedo ou mais tarde tudo despenca mesmo, e o que ficam são as marcas dos sacrificios que fizemos ao longo da nossa vida.
Algumas chegam ao ponto de tomar laxantes e medicamentos excessivos para provocar o emagrecimento ou até mesmo para engordar um pouquinho, achando que estão de “bem com a vida”, quando na verdade estão prejudicando a própria saúde.
A mídia é uma prova viva de como os anabolizantes e as famosas “fórmulas milagrosas” tem levado muitas pessoas à morte.
Cada mulher tem que tomar conta de sua beleza sim, mas sem exageros, procurando ter sempre uma alimentação saudável.
Saúde e beleza podem e devem conviver em harmonia. Buscar a boa forma de maneira consciente e respeitando os limites do próprio organismo possibilita que a transformação ocorra de maneira equilibrada, gerando não apenas beleza, mas também bem-estar e satisfação interior.
Como minha primeira participação sobre bem-estar, quero deixar umas dicas para esse finalzinho de verão.
A alimentação correta e saudável é a principal delas, uma alimentação saudável faz com que não haja envelhecimento precoce. O alimento contém vitaminas e fibras que são muito boas para a pele e para o cabelo, e principalmente para a saúde.

- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves.

- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras. No verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar. Cuidado com os aperitivos vendidos na beira da praia ou na rua, apesar de serem de fácil acesso e muito saborosos, nem sempre podem ser considerados saudáveis.

- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

- Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco). Evitem os refrigerantes.

- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

- Evite se alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos.

- Não consuma de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

- Evite bebidas destiladas, mas se for beber, opte em colocar bastante gelo, e substitua o açúcar pelo adoçante.

- Cerveja não hidrata, por isso não se engane. O que ela causa é o aumento do volume de urina, em excesso pode levar a desidratação. Uma sugestão, intercale os copos de cerveja com água, para repor o liquido perdido.

- Vinhos, quando tomados em doses moderadas diariamente, podem fazer bem até mesmo ao coração, além de serem menos calóricos, uma taça de vinho por dia, faz bem ao coração, já dizia meu avô.

Procure sempre estar bonita mas sem descontrolar da sua saúde e bem-estar.
www.sempapo.com/.../

Nenhum comentário: