5.23.2010

Efeitos adversos da estatina

Alguns medicamentos mundialmente conhecidos por ajudar no controle do colesterol e na prevenção de doença cardíaca - chamados estatinas - podem aumentar os riscos de catarata, insuficiência renal, dor muscular e disfunção hepática, segundo estudo publicado esta semana no British Medical Journal.
Avaliando mais de 2 milhões de britânicos com idades entre 30 e 84 anos, os pesquisadores descobriram que, para cada 10 mil pessoas tomando estatinas, havia 271 menos casos de doença cardíaca e oito casos a menos de câncer no esôfago. Entretanto, o medicamento pareceu ter efeitos colaterais: a cada 10 mil pacientes em uso do remédio, foram observados 307 casos extras de catarata, 23 pacientes adicionais com insuficiência renal aguda e 74 a mais com disfunção no fígado.
“Sabemos que um pequeno número de pessoas tomando estatinas experimenta efeitos colaterais indesejados”, disse a pesquisadora June Davison. “Entretanto, para pessoas com doença cardíaca ou com alto risco de ter esses problemas, os benefícios das estatinas superam esse risco”, completou, acrescentando que o importante é que o paciente consulte um médico antes de iniciar o tratamento e quando apresenta algum efeito adverso
Fonte: UOL

Nenhum comentário: