7.20.2010

Produtos naturais ou quase naturais

O poder dos grãos : Linhaça, Girassol e Canola

Óleos extraídos a frio de sementes e grãos são excelentes complementos para uma alimentação saudável.
Cientificamente comprovada como eficiente no tratamento de vários tipos de câncer, como os de mama e de próstata, e no controle dos níveis de colesterol, a semente do linho – a linhaça – transformou-se em hit da alimentação. É mais um reflexo da busca por hábitos de vida saudáveis que pauta a sociedade no novo milênio.
Assim como a linhaça, inúmeros tipos de grãos e sementes representam rica fonte de ácidos graxos essenciais, importantes na manutenção do organismo, reposição das células e prevenção de doenças. Alguns deles, como o ômega-3 e ômega-6, não são fabricados pelo organismo, sendo necessário a obtenção por meio da alimentação. Óleos vegetais extraídos a frio destes grãos configuram em um importante suplemento natural e conquistam cada vez mais adeptos pelos reflexos positivos com o consumo regular.
Diferentemente dos óleos refinados disponíveis nas prateleiras dos supermercados o processo de extração a frio não envolve nenhuma etapa industrial. O processo padrão de refino industrial altera os ácidos graxos essenciais, ao mesmo tempo em que remove importantes elementos e agentes protetores naturais, como sais minerais e vitamina E. No processo a frio, não há nenhum tipo de aquecimento ou adição de substância. A prensagem a frio não é um atributo a mais e sim um requisito básico para a obtenção de um óleo saudável e funcional.
O óleo de linhaça obtido por prensagem a frio apresenta ácido graxo essenciai, ômega-3, bioativo. Atua como notável antioxidante e imonoestimulante; previne doenças degenerativas e cardiovasculares; apresenta resultados no tratamento da “síndrome do olho seco”, tensão pré-menstrual e menopausa e na redução dos riscos de câncer de mama, próstata e pulmão. Na indústria cosmética e farmácias de manipulação, pode ser usado para tratamento de eczema, acne e dermatite atópica devido ao seu poder cicatrizante.
O óleo extraído da semente do girassol é eficiente para a saúde da pele e para os sistemas nervoso e endócrino por apresentar os ácidos graxos essenciais ômega-6, além da vitamina E. Seu efeito é notado em enfermidades degenerativas e cardiovasculares, agindo eficientemente bem sobre a pele e os sistemas nervoso e endócrino. A presença de vitamina E atua favoravelmente sobre as funções reprodutoras, além de ter destacada ação nutritiva, antioxidante e antienvelhecimento.
Outra novidade é o óleo de canola, rico em ômega-3 e ômega-9, que contribui para o controle da pressão arterial, reduz o LDL e aumenta o HDL. O LDL é conhecido como “mau colesterol” já que seu deposito nas artérias pode provocar o entupimento. O HDL, o chamado “bom colesterol”, funciona como um sistema de limpeza da árvore arterial, impedindo o depósito de gordura em suas paredes, diminuindo a formação da placa de gordura e, consequentemente, a incidência de eventos cardiovasculares. . Isto porque este óleo é rico em gorduras monoinsaturadas, além de baixo teor de gorduras saturadas. A vitamina E, que é um antioxidante que protege o corpo contra os radicais livres e pode reduzir as doenças cardiovasculares e até prevenir alguns tipos de câncer também está presente no óleo de canola.
Precisamos de matéria-prima para realizar a produção equilibrada de nossos hormônios, responsáveis pela grande rede de comunicação e comandos do metabolismo humano. A este tipo de alimento damos o nome de construtor hormonal ou de gordura nutricional. Lembrar também que o cérebro humano é basicamente constituído de lipoproteínas, portanto 65% gordura (nutricional) e 35% proteína. Portanto, olho na qualidade e quantidade de proteína e gordura que ingerimos, porque através de uma Alimentação Balanceada e Consciente podemos construir mais inteligência, serenidade e equilíbrio emocional.
Bem, não é à toa que o consumo de sementes gergelim, linhaça, girassol esta em alta, pois elas apresentam uma composição nutricional muito semelhante à do cérebro humano. Inclusive, sua classificação é muito sugestiva: Sê - Mente!

Omega-3... Depois dessa você nunca mais vai esquecer!

As farinha de linhaça e o óleo de linhaça são as melhores alternativas como fonte de Omega-3.
O cérebro humano representa apenas 2% do nosso peso total, mas usa aproximadamente 20% do oxigênio consumido por todo nosso corpo quando está em repouso. Ele é um órgão complexo que só recentemente tem sido desvendado.Você já sabe que os alimentos que comemos influenciam o nosso corpo. Mas o que você não sabe ainda é que eles podem ter muito mais do que uma simples influência no funcionamento do nosso cérebro.
O humor, a motivação e a performance mental estão intimamente ligados aos alimentos que ingerimos. Estudos mostram cada dia mais que algumas substâncias contidas em determinados alimentos podem aumentar a capacidade mental.
Mais de 20% do cérebro é constituído de substâncias gordurosas que desempenham importantes funções. A saúde do nosso cérebro depende não só da quantidade de gordura que ingerimos, mas principalmente do tipo de gordura.
A performance mental exige um tipo específico de gordura encontrado mais frequentemente em peixes e óleos vegetais extraídos a frio, conhecidos como ácidos graxos Omega-3.
Os ácidos graxos Omega-3 são conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos fluem.
Então a presença de Omega-3 cria um ambiente ideal para a troca rápida de "mensagens" entre as células do nosso cérebro. Se o cérebro pára de receber Omega-3, ele procura se adaptar a essa deficiência.
Como consequência ele fica "preguiçoso" e as respostas passam a ser mais lentas. Quando esse comportamento é repetido dia-após-dia, o cérebro passa a encarar esse novo estado como sendo o seu novo padrão normal de funcionamento.
É aí que problemas de memória, alterações de humor e dificuldades de aprendizado podem se tornar frequentes.Estudos mostram que o consumo regular de Omega-3 traz os seguintes benefícios:
melhora a concentração;
melhora a memória;
aumenta a motivação;
melhora as habilidades motoras;
aumenta a velocidade de reação;
neutraliza o stress;
previne doenças degenerativas cerebrais
As fontes principais de Omega-3 são os peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e em óleos tipo extra virgem de linhaça, girassol e canola.
Para quem não gosta ou não inclui os peixes ou os óleos de peixe no cardápio, as sementes de linhaça e o óleo de linhaça são as melhores alternativas como fonte de Omega-3.
Além de todos esses benefícios para o cérebro, o Omega-3 é fantástico na redução dos níveis de colesterol e triglicérides e consequentemente reduzir os riscos de doença do coração.

GORDURA DO BEM x GORDURA DO MAL

Desde a tenra infância se escuta notícias assustadoras sobre os malefícios da gordura, mas se viver com gordura pode ser ruim, viver sem ela é péssimo. Péssimo não: inviável.
As gorduras servem de base para a formação de diversos hormônios em nosso corpo, inclusive os hormônios sexuais. Sem a gordura, o organismo não consegue, por exemplo, absorver as vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis (só se dissolvem na gordura), provocando a carência de vitaminas.
Além disso, possuem outras funções:
Abastecem os músculos de energia;
Ajudam a manter a elasticidade da pele;
Regulam a temperatura corporal, funcionando como um isolante térmico;
Intensificam o aroma e dão mais sabor e textura aos alimentos;
Proporcionam maior sensação de saciedade;
Gorduras como ômega 3 e ômega 6, são essenciais para fortalecer o sistema imunológico;
Para constituição do córtex cerebral e para o desenvolvimento funcional da retina.
Os regimes que cortam por completo a ingestão de gordura, substituindo-a por carboidratos (pães, macarrão e batata), estão erradíssimos. Cortar as gorduras até que elas se limitem a 30% do total de calorias ingeridas diariamente (os outros 70% ficando para os carboidratos e proteínas) de fato emagrece e reduz os níveis de colesterol. Abaixo de 18% de gordura, no entanto, os resultados são opostos. Engorda-se e eleva-se o colesterol no sangue. Isso acontece porque o organismo compensa a falta de lipídios transformando mais carboidratos em gordura (na forma de triglicerídios). Esses triglicerídios inflam as células, formando pneus ao redor da barriga e culotes salientes.
Conheça melhor as gorduras:
Gorduras saturadas: são as chamadas "do mal", pois aumentam o nível do colesterol ruim (LDL) no sangue e, como conseqüências, elevam os riscos de problemas cardíacos. As principais fontes são os alimentos de origem animal (carnes gordas, banha de porco, leite e seus derivados), coco, azeite-de-dendê e manteiga de cacau.
Gordura TRANS: mais vilã do que a gordura saturada, a trans não só aumenta a taxa de LDL, como também diminui o HDL. Está na gordura vegetal hidrogenada, presente nos alimentos industrializados, como salgadinhos, pratos congelados, massa folhada, margarina, sorvetes, chocolates, maionese e na irresistível batata frita. Observe os rótulos dos alimentos, se consta o item gordura vegetal ou óleo vegetal hidrogenado, tem gordura trans, evite-os.
Gorduras insaturadas: são as "do bem", pois elevam os níveis de colesterol bom, o HDL, que varre do sangue o LDL. Elas se dividem em monoinsaturadas, encontradas no óleo de canola extra virgem (ômega 9 e ômega 3), azeite de oliva e frutas oleaginosas (caju, amendoim, amêndoa, castanha e avelã) e poliinsaturadas, presentes no óleo linhaça (ômega 3), milho e girassol extra virgem (ômega 6) e nos peixes de água fria, como salmão, sardinha, truta, cavalinha, atum e bacalhau. O ômega 3 reduz os níveis de triglicérides (gorduras que circulam no sangue) e dificulta a formação de cóagulos nas artérias. Já o ômega 6, diminui o colesterol total.
Mas é importante saber diferenciar um óleo de girassol e canola refinado, de um óleo extraído a frio. O termo extraído a frio quer dizer que não foi aplicado calor enquanto os grãos estavam sendo transformados em óleo. São óleos produzidos em temperatura ambiente com maquinário especial que mantém a Bioatividade das moléculas por não serem aquecidas e refinadas. Sendo desta forma 100% naturais e funcionais, isto é, além de saciar a fome, ajudam a prevenir doenças.
O refino comercial dos óleos vegetais começa com sementes que podem conter alto nível de agrotóxicos (pesticidas e herbicidas). As sementes são esmagadas e sujeitas a uma série de tratamentos químicos em temperaturas acima de 270ºC. Esses tratamentos incluem o uso de solventes tóxicos, soda cáustica, preservantes e anti-espumantes, e resultam na destruição dos ácidos graxos essenciais (ômegas), na perda de vitaminas e sais minerais e na formação de ácidos graxos "trans" e radicais livres.

Girassol: a Flor do Sol

É possível obter cura de varias doenças através do bochecho com Óleo de Girassol
O significado do girassol difere de cultura para cultura. Para alguns, o girassol significa fama, sucesso e felicidade. Outros dão à ele atributos do próprio sol como nutrição, poder e calor. Também é dado à ele o atributo de altivez. Dar um girassol à alguém que acabou de abrir seu próprio negócio pode significar ouro, fortuna.
O girassol tem propriedades naturais para a saúde e beleza, já que suas sementes e flores são utilizadas na produção de bronzeadores, perfumes, remédios, cremes, velas, óleos e temperos. Os florais feitos à partir do girassol são utilizados para melhorar a auto-estima, auto-confiança, dando mais vontade e coragem.
O Óleo de Girassol Extra-Virgem, extraído a frio de primeira e única pressão é elaborado artesanalmente a partir de sementes de girassol selecionadas, tem sabor levemente adocicado semelhante a nozes, aroma agradável e coloração amarelo dourada.
Trata-se de um óleo muito rico em Alfatocoferol (vitamina E natural), agindo positivamente sobre as funções reprodutoras com destacada ação antioxidante, e ácidos graxos essenciais bioativos, sendo o principal deles o ácido linoléico (66,8%) de Ômega 6) e o ácido oléico (20,9% de Ômega 9). Assim sendo, atua favoravelmente sobre a pele, aumentando sua elasticidade, sobre o sistema nervoso e endócrino, tendo seu efeito notado em todas as enfermidades degenerativas e cardiovasculares. Sua atividade é sobretudo observada em casos de hipercolesterolemia(colesterol alto), arteriosclerose(espessamento e endurecimento da parede arterial) e problemas relacionados ao sistema nervoso central.
Ao contrário dos óleos comestíveis refinados, de baixa qualidade que são aquecidos, filtrados e clareados por processos químicos, o Óleo de Girassol Extra-Virgem conserva todos os elementos nutritivos e as informações energéticas da planta.
A cura através do Óleo de Girassol:
Achamos interessante transmitir a vocês esta pesquisa sobre o óleo de girassol, pois trata-se de uma alternativa simples e natural de mantermos nossa saúde e bem-estar!

Ela foi elaborada por um médico bacteriologista russo, Dr. Karach, e divulgada em 1991. Segundo ele, o procedimento é muito simples; Basta bochecharmos este óleo, sem engoli-lo.
Desta forma estaremos promovendo dentro de nosso organismo, um verdadeiro processo de cura, onde é possível, de acordo com Karach, curar simultaneamente células, tecidos e órgãos de nosso corpo evitando a destruição da microflora.
Esta terapia atua, ao mesmo tempo, em todo o organismo de maneira preventiva, aumentando o nosso equilíbrio e curando-o também.
Esta prática é indicada para tratar problemas como dores de cabeça, bronquite, dor de dente, tromboses, artroses, eczemas, úlcera de estômago, problemas intestinais, cardíacos, renais, encefalite e diversas doenças da mulher. É possível também tonificar o sistema circulatório, nervoso, digestivo e respiratório, prevenindo doenças crônicas.
Como fazer:
• É necessário que o óleo vegetal utilizado, seja obtido com compressão a frio.


• A medida correta é no máximo uma colher de sopa e no mínimo uma colher de chá.


• Deve-se bochechar muito bem, fazendo com que o óleo se movimente por toda a boca, durante quinze a vinte minutos. Depois devemos cuspi-lo!!!
• No início, ao colocarmos o óleo na boca ele é grosso, mas conforme vamos bochechando-o, ele vai se tornando cada vez mais fluído. É nesse momento então, que devemos cuspi-lo.


• O líquido cuspido deve estar branco como o leite. Se ainda estiver amarelo, é sinal de que não bochechamos o tempo suficiente.
• Depois de cuspir o óleo, precisamos bochechar diversas vezes com água e limpar bem os dentes com a escova.


• Como o líquido cuspido é venenoso, (no líquido cuspido encontra-se grande quantidade de germes patogênicos e outras substâncias nocivas) precisamos limpar muito bem a pia!


• Quando estamos bochechando com o óleo na boca, nosso metabolismo se intensifica no organismo e nosso estado de saúde fica mais estável. Em relação aos dentes, ficam mais brancos e firmes e desaparecem sangramentos de gengiva.
É melhor bochechar com óleo de girassol de manhã cedo, antes do desjejum. Para acelerar o processo de cura este método pode ser repetido três vezes ao dia, antes das refeições, com o estômago vazio.
É preciso continuar este tratamento até o organismo recuperar a sua força, sua vitalidade e um sono tranqüilo. Na hora de acordar não deve haver cansaço ou bolsas debaixo dos olhos. É preciso recuperar apetite sadio, sono profundo e boa memória.
Às vezes, é possível que ocorra aparente piora naquele doente que sofre de várias moléstias. Esta sensação de agravamento ocorre principalmente quando um foco de infecção começa a se desfazer, ou a influir no foco que no futuro provocaria doença grave.
Por isso, não há motivo para interromper o processo de cura, mesmo aparecendo febre. A piora é sinal de que o organismo está reagindo e se recuperando. A cura ocorre durante o bochecho com óleo, sendo que cada um deve sentir quantas vezes precisa repeti-lo. Problemas agudos costumam sarar em 2 a 4 dias, problemas crônicos precisam às vezes de um ano inteiro.
Além disso, o girassol, devido ao seu formato e à sua característica de ter a "face" sempre voltada para o sol, simboliza a luz, o otimismo, a cordialidade e o crescimento, sendo considerada uma planta elevadora. É denominado um alimento superior funcional bioativo.

Cabelo brilhoso, pele lisinha e boa memória

Óleo de linhaça, além da saúde, também atua em prol da beleza, fortificando os cabelos, as unhas e a peleSe, atualmente, você anda com a memória "curta", esquecendo-se de fatos recentes, tendo "brancos" constrangedores; seu cabelo esta sem brilho e com muita queda; as unhas estão fracas e quebradiças, prestes atenção: sua dieta alimentar pode estar desregrada.A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual. A alimentação influi sobre o sistema de defesa do organismo, o sistema que determina sua resistência, a condição mais importante para a manutenção da vida, pois determina se a pessoa será sadia ou doente. Não é o poder dos micróbios, vírus e bactérias que deve ser temido, mas a falta de resistência do organismo.Sem uma alimentação adequada, o organismo sofre alterações em suas funções e fica sem resistência, sendo estas as causas principais de todas as doenças. Por isso se diz: "Somos o que comemos". Dependendo da alimentação, o sangue, será puro, vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento". O alimento, além de nutrir, é o melhor remédio.Os alimentos são os veículos dos nutrientes que fornecem ao organismo a matéria-prima para o seu equilíbrio e funcionamento. Existe uma classe de nutrientes que possuem ações especiais sobre as células, tecidos e órgãos, que são os nutracêuticos. Eles agem estimulando a função destas estruturas, muito semelhante a uma ação “farmacológica”.Os óleos vegetais extraídos a frio atendem muito bem a estas recomendações. A linhaça é uma planta linum usiotatissimum, que é utilizada quase na sua totalidade. Do caule retiram-se as fibras para fazer o linho, tecido nobre usado para confeccionar roupas. Das sementes, por sua vez, extrai-se o óleo, que é utilizado nas indústrias de tintas e resinas. Contudo, além destas aplicações, o óleo de linhaça é usado como um nutracêutico, por ser rico em ácidos linolêicos, conhecidos como Ômega 3. As sementes da linhaça são utilizadas como complemento alimentar, sendo adicionadas a massas, pães, bolos e cereais.O óleo de linhaça é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva suas propriedades nutritivas. Os óleos extraídos a frio não sofrem nem um tipo de adição de produtos químicos e não são elevados a altas temperaturas preservando assim as suas propriedades naturais e seus aromas característicos as plantas que foram obtidos.O óleo de linhaça é rico em Ômega 3 e fitoestrógeno promovendo:


● Redução do colesterol total e o mau colesterol, conferindo uma proteção cardiovascular.


● Ação antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico.


● Possui substâncias parecidas como os estrogênios (hormônios femininos), melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose.


● Ação antioxidante contra os radicais livres, que quando em excesso, provocam doenças crônico degenerativas e envelhecimento precoce.


● Renovação das células cerebrais, melhorando a capacidade de concentração e a agilidade mental. Promovendo um aumento do QI (quociente de inteligência). Os ácidos graxos tornam mais fluidas as membranas celulares, contribuindo para melhorar as sinapses entre os neurônios. Por isso são facilitadores da comunicação entre as células do cérebro.


● Melhora nos processos inflamatórios e alérgicos, como eczema atópico, psoríase, asma e artrite reumatóide.


● Tratamento da tensão pré-menstrual e menopausa e na redução dos riscos de câncer de mama, próstata e pulmão.


● Com o consumo regular de óleo de linhaça você notará como sua pele volta a ser suave, não vai enrugar facilmente. Para quem exagera no sol querendo uma pele bronzeada, é bom saber que o ômega 3 protege a pele contra raios UV e inflamações.


● Trava a queda de cabelo e acelera o crescimento capilar .


● Por agir nas células nervosas, o ômega 3, pode ainda ajudar muito no tratamento da depressão, aliviando os sintomas como a tristeza, ansiedade e problemas de sono.


● Atenuando sintomas na Síndrome do Olho Seco. "Pacientes que sofrem de olho seco e ingerem suplementação de Ômega 3 apresentam melhora no tempo de ruptura do filme lacrimal. Essa síndrome costuma afetar a qualidade e a quantidade de lágrimas que normalmente lubrificam o globo ocular, permitindo seu funcionamento normal. Quando não tratada, a doença pode evoluir para ulceração da córnea ou, até mesmo, perda de visão", diz o oftalmologista Renato Ambrósio Jr., do Rio de Janeiro.


● É indicado para regularizar o funcionamento intestinal.


●Podem ajudar a acelerar a perda de Gordura Corporal, facilitando vários eventos bioquímicos no corpo que permite as células de gordura à serem usadas como energia e ajuda a utilizar hormônios para manter e/ou aumentar a massa muscular magra.


● Minimizar a morte de neurônios (células nervosas) durante os ataques epilépticos e, de quebra, ajudar na regeneração do tecido cerebral.Como pode-se observar, o óleo de linhaça é um importante nutracêutico(alimentos com características medicinais), que quando bem indicado, pode ser de grande valia para a sua saúde, promovendo o equilíbrio orgânico. Experimente diariamente tomar óleo de linhaça in natura ou temperar sua salada preferida. Você notara a diferença.

O tic-tac do relógio biológico feminino

Mulheres que valorizam boa alimentação e hábitos saudáveis durante toda a vida, passam pela menopausa de forma mais tranquila
Falar sobre menopausa com determinadas mulheres é tocar em um ponto fraco que pode chegar a dar arrepios! Contudo, a mulher tem que entender que a menopausa é uma transição natural e cuidar-se dês de cedo, já na adolescência, priorizando uma alimentação o mais natural possível, exercícios físicos e levar a vida com menos estresse, vai ajudar a passar pela menopausa menos ansiosa, deprimida e irritadiça e com mais esperança na vida.
A maioria das mulheres chega à menopausa entre os 45 e os 50 anos. No nascimento, os ovários da mulher já contêm todos os óvulos que ela terá pelo resto da vida. Durante cada ciclo menstrual, de 20 a 1.000 óvulos amadurecem. Daí um, ou às vezes mais de um, é liberado do ovário e ficamos disponíveis para fecundação, os demais se desintegram. Na maturação de óvulos, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona regularmente aumentam e diminuem. À medida que a mulher chega aos 40, os níveis de estrogênio e de progesterona começam a baixar, gradual ou irregularmente, e a liberação de óvulo talvez não mais ocorra a cada ciclo. Os períodos menstruais podem ficar menos regulares; o fluxo menstrual muda de padrão, tornando-se mais escasso ou mais abundante. Por fim nenhum óvulo é liberado e os períodos menstruais terminam. A última menstruação é o clímax de um processo de mudanças nos níveis hormonais e na função ovariana que pode ter levado uns dez anos. Contudo, quantidades menores de estrogênio continuam a ser produzidas pelos ovários por 10 a 20 anos depois da menopausa. As glândulas supra-renais e as células adiposas também produzem estrogênio. Os tecidos sensíveis à ação do estrogênio, ou que dele dependem, são afetados à medida que seu nível abaixa. Acredita-se que as ondas de calor resultem de efeitos hormonais na parte do cérebro que regula a temperatura do corpo. Não se sabe exatamente como isso funciona, mas parece que o termostato do corpo é ajustado para baixo, de modo que as temperaturas antes consideradas confortáveis de repente se tornam quentes demais, e o corpo passa a produzir calor e a transpirar para se esfriar. Nesse período da vida da mulher, os tecidos vaginais ficam menos espessos e menos úmidos, com a diminuição dos níveis de estrogênio. Outros sintomas que as mulheres sentem, podem incluir suores noturnos, insônia, incontinência, súbito inchaço na região abdominal, palpitações, choro sem razão evidente, explosões de temperamento, enxaquecas, comichões, formigamentos lapsos de memória.
A menopausa não é o fim da vida produtiva da mulher — é apenas o fim de sua vida reprodutiva. Depois de seu último período menstrual, seu estado de espírito em geral é mais estável. Embora se esteja focalizado o fim da menstruação por ser uma mudança óbvia, esta é apenas uma manifestação do processo de transição em que a mulher deixa a fase reprodutiva de sua vida. A puberdade, a gravidez e o parto também são fases de transição acompanhadas de mudanças hormonais, físicas e emocionais. A menopausa, portanto, é a última, mas não a única, fase de mudanças por indução hormonal na vida de uma mulher. Assim, a menopausa é um estágio na vida. Animadoramente o fim da fertilidade da mulher é tão natural e inevitável como foi o seu começo preordenado. Chegar à menopausa é realmente um indicativo de boa saúde — um sinal de que o relógio interno do organismo está funcionando bem.
Menopausa significa entrar numa nova fase da vida, idealmente com desprendimento e amadurecimento interior. Um amoroso encaixar-se nos ciclos naturais da vida. Este momento é oportuno para a mulher exercitar sua habilidade de adaptação. Quanto mais rápido ela assimilar, diante desta oportunidade inevitável e inadiável do seu amadurecimento orgânico e psico-emocional, mais esta transformação fisiológica será natural e descomplicada.Mulheres apegadas ao passado, frustradas quanto a sua sexualidade, maternidade ou significância profissional são as mais vulneráveis a uma menopausa traumática.São muito vulneráveis também aquelas que têm dificuldade de lidar com o estresse da vida moderna, as que desconhecem os alimentos que exacerbam os problemas femininos e as que não praticam uma atividade física regularmente।
Afinal, a informação e a conscientização favorecem a prática e compreensão de que amadurecer faz parte do adaptar-se aos mágicos ciclos da vida: sem sofrer ou machucar-se! A única certeza mulheres é que se ainda não chegamos à menopausa, ainda vamos ter que passar।
Cuidar da alimentação durante todas as etapas da vida é muito importante। Dar prioridade sempre a alimentos integrais e naturais. Por serem integrais, são inteiros. Ou seja, contêm todos os nutrientes e fibras característicos de sua natureza. As fibras são essenciais na alimentação, pois têm um papel importante na limpeza do organismo, especialmente do intestino. Elas funcionam como “vassourinhas”, ajudando na eliminação de toxinas. A Giroil fornece vários produtos nessa linha: óleo extra virgem de linhaça, girassol e canola; girassol descascado e com casca; linhaça dourada e também farinha de linhaça desengordurada.

Dieta saudável, cabeça boa!

Estudos recentes começam a relacionar a alimentação com problemas mentais como depressão, esquizofrenia, transtornos do déficit de atenção, hiperatividade e mal de Alzheimer.
As pesquisas sobre a influência da dieta no funcionamento do cérebro provêem da Inglaterra. Cita, por exemplo, que os ingleses comem 30% menos vegetais e peixes frescos em comparação com a dieta de 50 anos atrás. Em compensação consomem mais alimentos congelados, ricos em gorduras saturadas. O resultado são cérebros mais lentos e aumento significativo das doenças mentais. O mesmo estudo cita que a mudança para uma dieta mais saudável, consegue melhores resultados nesses pacientes, que o uso das medicações neurológicas tradicionais.
Muitos médicos estão orientando seus pacientes com doenças neurológicas degenerativas, para fazerem uma dieta mais natural, rica em cereais, proteínas vegetais e uso de óleos crus (extra virgem), principalmente o óleo de girassol, devido as suas excelentes propriedades regeneradoras.
O óleo de girassol extra virgem, extraído a frio de primeira e única pressão é elaborado artesanalmente a partir de sementes de girassol selecionadas, cultivadas sem nem um tipo de agrotóxico, apresenta sabor levemente adocicado semelhante a nozes, aroma agradável e coloração amarelo dourada. Trata-se de um óleo muito rico em Alfatocoferol (vitamina E natural), agindo positivamente sobre as funções reprodutoras com destacada ação antioxidante, e ácidos graxos essenciais bioativos. Ele atua favorecendo o sistema nervoso central, limpando a bainha de mielina e estimulando a produção de hormônios cerebrais, amenizando os problemas causados pela depressão. Nutrindo o cérebro com gorduras boas (poliinsaturada ou monoinsaturada), há uma melhora nas sinapses entre os neurônios. Auxilia também aliviando os desconfortos causados pela menopausa e tensão pré-menstrual. Para a Dr. em nutrição, Silvania Bottaro, do Spa Urbano, o ideal e consumir duas colheres de óleo extra virgem diariamente, para poder sentir os benefícios.Ao contrário dos óleos comestíveis refinados, de baixa qualidade que são aquecidos, filtrados e clareados por processos químicos, o óleo de girassol extra virgem conserva todos os elementos nutritivos e as informações energéticas da planta e quando prensado a frio e produzido por processos naturais, revela, assim como as frutas, verduras e legumes sem defensivos agrícolas, uma qualidade luminosa visivelmente maior .
MASSAGEM COM ÓLEO DE GIRASSOL EXTRA VIRGEM
A Ayurveda, conhecida na Índia como “ciência da vida longa e do rejuvenescimento”, acredita que uma das vias para o rejuvenescimento, o repouso e a beleza é o uso dos óleos vegetais em massagens que podem ser feitas em casa ou em casas especializadas em massagens ayurvédica.
Para driblar a insônia e dormir profundamente, faça uma massagem no pé com óleo de girassol, coloque uma meia e “durma com os anjos”. A manipulação (massagem) deixa o corpo preparado para receber melhor os princípios ativos do óleo.
Outra opção bem interessante é uma boa massagem com óleo na cabeça antes de dormir, vai levar você a um nível bem profundo de sono. Prenda o cabelo e coloque um lenço para não sujar a cama com óleo. A massagem no cabelo limpa profundamente o couro cabeludo e nutre os fios do cabelo, deixando-os soltos macios e brilhantes. Lave-os bem com shampoo de manhã quando acordar.
BOCHECHOS MEDICINAIS COM ÓLEO DE GIRASSOL EXTRA VIRGEM
Quando em jejum, fazer bochecho com óleo de girassol (uma colher), durante quinze a vinte minutos. Depois devemos cuspi-lo! Depois de cuspir o óleo, precisamos bochechar diversas vezes com água e limpar bem os dentes com a escova. No líquido cuspido encontra-se grande quantidade de germes patogênicos e outras substâncias nocivas, que foram retirados do nosso organismo através da fresta entre a gengiva e os dentes. Com essa pratica nosso metabolismo se intensifica e nosso estado de saúde fica mais estável. Em relação aos dentes, ficam mais brancos e firmes e desaparecem sangramentos de gengiva. Ajuda a recuperar o apetite sadio, sono profundo e boa memória.

Vera Dalla Vechia

Nenhum comentário: