7.23.2010

A Anvisa não autoriza produto de beleza que contenha Formol na sua composição. TRATAMENTOS NATURAIS


Especialistas alertam para abuso do uso de produtos químicos
O abuso do uso de produtos químicos tem trazido problemas para as mulheres, provocando, além de um resultado estético indesejado, problemas de saúde e até a morte. De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, da Academia Americana de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, a escova progressiva, que virou uma febre entre as brasileiras, é uma das grandes vilãs.
- As pessoas não sabem o que está dentro do pote. Não é um produto industrializado que você abre o pote e sabe o que tem dentro. Cada um tem a sua fórmula milagrosa. A pessoa fica com o cabelo engessado, com a fisionomia modificada e nem sempre conseguimos reverter a situação. Os casos mais graves precisam ser tratados com cortisona e antibiótico, além de loções e xampus de uso tópico.
É comum as pessoas dizerem que não há formol em sua fórmula, mesmo com a substância presente. A partir da terceira vez, o bulbo capilar fica impregnado pelo produto e pode ser destruído. Não é sempre, mas pode acontecer entre 5% e 10% dos casos, principalmente quando há repetição do processo.
Todos os métodos químicos usados em salões de beleza para alisar os cabelos utilizam produtos fortes, que precisam ser regulamentados pelo Ministério da Saúde. O cliente pode e deve pedir ao profissional para ver o registro do produto.
Os métodos de alisamento capilar conhecidos como escova progressiva, escova francesa, alisamento japonês e escova definitiva não são registrados na Anvisa. O site informa que os produtos alisantes utilizados nestes métodos devem ser registrados e existem diversas marcas e tipos no mercado brasileiro que atendem a esta exigência. "Quando o produto não é registrado, sua composição não foi avaliada e pode conter substâncias proibidas ou de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas ou não permitidas, acarretando riscos à saúde da população", informa o site.
O uso de formol e ácido fórmico em alisantes capilares é proibido pela Anvisa, por serem esses produtos prejudiciais à saúde. Esse ácido pode causar alergias, irritação aos olhos, vermelhidão, lacrimação e dermatites.
O uso indevido de alisantes que causam sérios danos à saúde, como queimaduras no couro cabeludo, queda parcial ou total dos cabelos, lesões na córnea, problemas no trato respiratório e até morte por choque anafilático.
"Salões de beleza e cabeleireiros inescrupulosos estão utilizando produtos irregulares, adulterados, acrescentando formol aos produtos prontos para o uso. Essa ?manipulação? é inadequada e irregular".
O consumidor usuário dos serviços desses estabelecimentos deve ficar atento e procurar só aqueles profissionais de sua confiança. Deve pedir todas as informações sobre o produto utilizado em seus cabelos. "Lembre-se de que os alisantes têm algum cheiro, mas o cheiro do formol é diferente por ser muito mais forte",
Fonte: Anvisa

Chega de formol! Nova moda para o cabelo são os tratamentos naturais
Escova orgânica, fios de seda e hidratação com água de coco são as novas opções para o cuidado de fios danificados.
Hairstylist Gerson Moraes faz escova orgânica para recuperar cabelos danificados
Primeiro veio a escova progressiva que prometia verdadeiros milagres no tratamento dos cabelos e conquistou até famosas como a patricinha Nicole Richie. Quando o formol foi proibido pela Vigilância Sanitária, surgiram dezenas de outros produtos tentando produzir o mesmo efeito: escova inteligente, definitiva, marroquina, de chocolate, de morango e até de diamante. Todas prometiam a mesma coisa: cabelos lisos e brilhosos. Quando os efeitos negativos desses tratamentos começaram a aparecer - ressecamento, queda de cabelo e até reações alérgicas -, surgiu uma nova onda nos tratamentos capilares: os orgâncicos e naturais.

"Houve aquele boom quando a progressiva surgiu. Todas as mulheres queriam cabelos lisos e brilhantes rapidamente. Ninguém pensou nas consequências. Quando elas apareceram, as pessoas começaram a buscar alternativas", explicou Déia Dios, dona do salão paulista DDios, especializado em tratamentos naturais para os cabelos.

Déia é a fada madrinha dos cabelos estragados e promete - com muita paciência - recuperar os cabelos danificados por química. Um dos carro-chefe do salão que leva o seu nome é a limpeza do couro cabeludo. Baseado na cânfora,promete uma desintoxicação completa do couro cabeludo, removendo todos os resíduos que impedem o crescimento saudável dos fios. Está indicado até para calvície.

"A escova progressiva e outros procedimentos que selam o fio do cabelo impedem que a oleosidade natural desça para os fios e acaba provocando um obstrução do bulbo capilar, que provoca a queda do cabelo", explica Déia.

Para quem não quer abrir mão do visual sexy dos cabelos lisos, Déia propõe o "Fios de Seda", que dá uma alisada de leve nos fios e acaba com frizz sem o efeito chapado das escovas tradicionais. O tratamento faz uma hidratação profunda usando apenas queratina e proteína.

Tratamentos orgânicos

A escova orgância é outra alternativa para quem quer entrar na moda de cabelos com saúde. Indicada para quem está com os fios saturados de química, o tratamento promete devolver os nutrientes perdidos nos processos de alisamento e coloração. Composto de proteína animal, vegetal, vitaminas E, A e complexo B e óleo de orquídeas, o procedimento, queridinho de famosas como Adriana Esteves, Cláudia Ohana e Natalia do Vale, recupera cabelos secos e quebradiços, como explica o hairstylist Gerson Moraes, do salão HDB SPA, no Rio.

“A escova orgânica não alisa, mas tira o volume provocado pelo ressecamento. Os cabelos com muita química ficam porosos. O tratamento consegue fechar as escamais do cabelo, deixando-o mais macio e saudável".

O hairstylist recomenda que a escova orgânica seja feita uma vez por semana no primeiro mês e depois, como manutenção, a cada dois meses.

Como a hidratação é a palavra-chave dos cabelos saudáveis, a hairstylist Sonia Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, também no Rio, inclui na lista de tratamentos do seu salão o "brilho de coco", inspirado no altíssimo poder hidratante da água-de-coco,

“Os cabelos ressecados pela combinação de sal, sol e vento podem recuperar o aspecto saudável com o poder nutritivo da água de coco. Fazemos uma máscara com a polpa, a água e óleo do fruto e aplicamos nos cabelos por quarenta minutos"

Nenhum comentário: