7.24.2010

DILMA DISPARA NA FRENTE NAS PESQUISAS ELEITORAIS

Pesquisa aponta Dilma 8 pontos na frente de Serra
De acordo com Vox Populi, petista está com 41%, enquanto tucano soma 33%. Marina Silva tem 8%. Melhor desempenho de ex-ministra é no Nordeste, enquanto o de Serra é no Sul
Finalmente a voz do povão começa ser ouvida
Na primeira pesquisa divulgada após o início oficial da campanha eleitoral, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, aparece com 8 pontos de vantagem sobre o seu principal adversário, José Serra (PSDB). Segundo pesquisa Vox Populi/Band/IG, divulgada ontem, Dilma tem 41% das intenções de voto, Serra aparece com 33%, enquanto Marina Silva (PV) vem em terceiro lugar, com 8%. O candidato José Maria Eymael (PSDC) tem 1%. Os outros cinco candidatos — Plínio Sampaio (PSOL), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidélix (PRTB), Zé Maria (PSTU) e Rui Pimenta (PCO) — não pontuaram.

http://odia.terra.com.br/portal/BRASIL/fotos/10/07/24_info575.jpg


De acordo com a pesquisa, os votos brancos e nulos somam 4%, enquanto 13% dos entrevistados estão indecisos. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. Foram ouvidos três mil pessoas entre os dias 17 e 20 de julho em 219 cidades do País. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº 19.920/10.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 29 de junho pelo Vox Populi e que incluía 11 candidatos, Dilma tinha 40%, Serra, 35%, e Marina Silva (PV), 8%. Os brancos e nulos eram 5% e os indecisos, 11%. A diferença entre a petista e o tucano subiu de cinco para oito pontos. Segundo o Vox Populi, Dilma venceria Serra em um possível segundo turno por 46% a 38%.

Na pesquisa espontânea, a petista tem 28%, Serra, 21%, e Marina, 4%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora não seja candidato, aparece com 4%. O candidato indicado por ele aparece com 1%.

É no Nordeste o melhor desempenho de Dilma. A petista aparece com 54% contra 24% de Serra e 5% de Marina. A região onde o tucano está melhor, de acordo com a pesquisa, é no Sul, onde ele tem 39% contra 35% da petista e 7% de Marina. Serra também está na frente na região Sudeste, com 36% contra 35% de Dilma (empate técnico) e 10% de Marina.

Dilma continua menos conhecida do que Serra. Segundo o Vox Populi, 63% dos entrevistados conhecem bem ou tem algumas informações sobre a petista, enquanto Serra chega a 73%. Entre os que conhecem os candidatos só de nome, Dilma tem 31% contra 24% do tucano.

Ex-ministra vence em todas as faixas de ensino
Dilma Rousseff lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, Serra, 32% e Marina Silva, 9%.
A ex-ministra Dilma Rousseff é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.

Quanto à renda familiar, Dilma e Serra estão empatados entre os que ganham mais de cinco salários mínimos. Ele tem 37%, Dilma, 37%, e Marina, 11%. “Os principais candidatos, Dilma e Serra, praticamente se restringiram a tomar cafezinho em barzinhos. A campanha só vai esquentar mesmo depois dos debates e após o início da propaganda eleitoral, ambos em agosto”, afirmou. O primeiro debate entre os candidatos será dia 5 de agosto, na TV Bandeirantes.

Nenhum comentário: