Nos últimos seis meses, dois jornalistas de ALFA com Ph.D. em sedentarismo encararam um programa de condicionamento físico para perder gordura, ganhar músculos e melhorar os indicadores de saúde. Nesse período, os editores Vicente Vilardaga, 45 anos, e Marcelo Zorzanelli, 27, mergulharam em um programa de ginástica funcional combinado com muita atividade aeróbica e conseguiram resultados animadores. Tudo isso sem abdicar de todos os prazeres gastronômicos e etílicos — a ideia era controlar excessos e melhorar o estilo de vida sem sacrifícios exagerados.

Efeito em burp
Endireite o corpo, junte as pernas e agache, colocando as duas mãos no solo. Em movimento contínuo, estique as pernas para trás e volte à posição anterior, agachada. Fique de pé novamente e salte com os braços levantados.

Elástico abdômen lateral
Fique em posição lateral em relação ao ponto de apoio e segure a alça do elástico com as duas mãos. Mantenha os pés afastados, os antebraços esticados perpendicularmente ao corpo, e faça movimentos giratórios de 180 graus.

Flexão em T
Comece em posição de flexão e suba o corpo, esticando os braços e mantendo as costas e as pernas alinhadas. Na sequência, gire o corpo e eleve o braço esquerdo. Atenção para a posição dos pés. Repita o exercício do lado direito.

Abdominal na barra
Segure na barra e dobre a cintura e as pernas, como se estivesse sentado no ar. Gire o corpo e direcione as pernas para a direita. Volte ao centro, com braços esticados e joelhos unidos. Repita o movimento do lado esquerdo.
Apneia x Arritmia
Os resultados da corrida contra o peso dos repórteres de ALFA

“Marcelo teve uma melhoria na composição corporal — menos gordura e mais massa magra —, o que trará benefícios no longo prazo. Mas Vicente alcançou melhor condicionamento físico geral. Ele também diminuiu a cintura e melhorou os indicadores sanguíneos, que eram preocupantes. Assim, Vicente foi o vencedor do desafio”. Daniel Santos, médico do esporte e cardiologista do HCor