12.15.2010

Cuidado!!! Conjuntivite Bacteriana no verão

O que é? A conjuntivite bacteriana é uma infecção das conjuntivas (aquela pele transparente que recobre os olhos). Ela é causada por bactérias.
Sintomas
Olhos vermelhos e lacrimejantes, produção de secreção amarelada, fotofobia (dor ao olhar para a luz) e uma sensação de que há areia dentro dos olhos. Às vezes, acontece de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda.
Contágio
Você pode pegar conjutivite através de contato direto com uma pessoa contaminada, compartilhando toalhas, mergulhando no mar em praias poluídas e usando piscinas com tratamento de cloro ausente ou ineficiente.
Como prevenir?
Não freqüente praias impróprias para banho nem piscinas que não estejam devidamente tratadas. Não coloque as mãos nos olhos infectados - seus ou de outra pessoa - e encoste-a em um olho saudável. Também evite compartilhar toalhas.
Como tratar?
São utilizados colírios antibióticos, sempre receitados por médico.
A quem recorrer?
Se perceber algum sintoma, procure seu oftalmologista

Qual o tratamento da conjuntivite bacteriana

Qual o tratamento da conjuntivite bacteriana
A conjuntivite é uma doença que incomoda muito, pois os olhos ficam lacrimejantes, pálpebras avermelhadas e inchadas, em alguns casos pode ocorrer secreção esbranquiçada, dependendo da conjuntivite secreção amarelada e grossa e as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda muita coceira e sensação de areia dentro dos olhos, também pode causar dor ao olhar para a luz (fotofobia), a claridade incomoda muito e você quase nem consegue abrir os olhos.
A conjuntivite deve ser tratada, em alguns casos se inicia em um olho e depois pode passar para o outro, ela é transmitida para outras pessoas, todo cuidado é fundamental, as mão devem ser higienizados regularmente, todos os objetos pessoas separados (toalha de rosto, travesseiro e fronha, lápis de olho, delineadores e todas as maquiagens não devem ser compartilhados para evitar a transmissão).
Para prevenir o contágio é fundamental evitar o contato com outras pessoas até que ela esteja totalmente curada, pois é transmitida de pessoa para pessoa, principalmente através do contato com as mãos que devem ser lavadas freqüentemente com água e sabão, evite coçar os olhos, utilize somente toalhas e lenços descartáveis para secar o rosto e mantenha o olho sempre limpo, é fundamental evitar usar objetos de pessoas contaminadas, evitarem freqüentar lugares lotados e evitar também atividades em grupo enquanto estiver com secreção ocular.
Quando a conjuntivite é bacteriana a secreção é purulenta (amarelada) e é em abundância, aprenda como amenizar os efeitos lavando sempre os olhos com água fervida gelada, os olhos doem e secretam um líquido amarelo, principalmente pela manhã deixando seus cílios todo grudado, isso incomoda, saiba que algumas infecções bacterianas podem ser crônicas prejudicando a visão, é muito importante fazer uma consulta ao dermatologista e pedir orientação para o tratamento necessário para evitar a contaminação e para proteger seus olhos.
Os principais sintomas da conjuntivite são: secreção anormal, vermelhidão, coceira, alterações visuais, aumento da sensibilidade a luz, pálpebras inchadas e dor ao movimentar os olhos.
Para melhorar os sintomas da conjuntivite lave os olhos freqüentemente com bastante água, colocar sobre os olhos compressos com soro fisiológico ou água gelada, e o uso de pomadas e colírios também podem ser recomendados pelo seu médico para aliviar os sintomas da alergia e diminuir o desconforto, nunca use medicação sem a orientação médica, pois pode ser muito prejudicial à saúde, às vezes as pessoas dizem tal colírio foi muito bom e você sem saber se é indicado para seu tipo de problema, a orientação é fundamental.
 Terra

Nenhum comentário: