12.16.2010

Anvisa suspende venda de três tipos de medicamentos

A interdição cautelar tem prazo de 90 dias após a data de publicação oficial

A interdição cautelar e a suspensão da distribuição, fabricação e uso dos medicamentos Bisolvon Xarope, Neosoro e Resodic 50 mg foram determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em decisão publicada no Diário Oficial da União, da última segunda-feira (13).
        
A interdição cautelar tem  prazo de 90 dias após a data de publicação oficial. Durante esse tempo, o produto interditado não deve ser consumido nem comercializado. Já a suspensão é definitiva e tem validade imediata.
           
De acordo com o órgão, a suspensão do Bisolvon Xarope - um expectorante - se deu porque o "medicamento apresentou erro de informação na embalagem secundária, que contém a frase "Sem corante", quando possui o corante vermelho Ponceau 4R". O lote que contém o erro é o 0535 ABR10. "Esse é o tipo de falha que pode representar perigo para a saúde dos consumidores alérgicos ao corante", alerta o farmacêutico Paulo Alexandre.
          
No caso do Resodic 50 mg (lote 09277) - um antiinflamatório -, a ação foi interdição cautelar. A medicação apresentou resultados insatisfatórios na análise de rotulagem e no ensaio de dissolução. Já o Neosoro Infantil (lote 98828) - descongestionante nasal - apresentou resultado insatisfatório no ensaio de identificação de álcool etílico e, por esse motivo, também foi suspenso.
         
"Esses são produtos que não se encaixam nas normas de fabricação da Anvisa, e por isso, precisam ser evitados. O consumo de medicamento não autorizado é perigoso", destacou o farmacêutico.
Os medicamentos suspensos:

 Bisolvon Xarope Pediátrico (Lote 0535 ABR10) - Suspenso
Medicamento apresentou erro de informação na embalagem secundária, que contém a frase "Sem corante", quando possui o corante vermelho Ponceau 4R. 

 Resodic 50mg (Diclofenaco Sódico) - comprimido - (Lote 09277) - Interdição cautelar
Medicamento apresentou resultado insatisfatório na análise de rotulagem e no ensaio de dissolução.

 Neosoro Infantil (Lote 98828) - Suspenso
Medicamento apresentou resultado insatisfatório no ensaio de identificação de Álcool Etílico.

fonte: http://www.eshoje.com.br/portal/leitura-

Nenhum comentário: