1.03.2011

Casos de gravidez natural após os 50 anos são raríssimos, dizem médicos

Atriz Solange Couto anunciou estar grávida aos 54.
Produção de óvulos nessa idade é baixa, explicam especialistas.

A atriz Solange Couto pode ser considerada uma mulher premiada pela natureza. Nesta segunda-feira (3) o jornal "Extra", do Rio de Janeiro, noticiou que, aos 54 anos, ela diz ter descoberto uma gravidez inesperada. É um caso extremamente raro de fertilidade para a sua idade, segundo especialistas ouvidos pelo G1.
Solange CoutoSolange Couto anunciou ao jornal 'Extra' ter
descoberto gravidez inesperada.
(Foto: Reprodução/TV Globo)
“A partir dos 40 anos é difícil [engravidar naturalmente], a partir do 45 é raríssimo, e depois dos 50 é o terceiro caso que eu ouço”, relata o ginecologista Alexandre Pupo, do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que há mais de 15 anos acompanha mulheres durante a gestação.
O obstetra do hospital Albert Einstein, Eduardo Zlotnik, afirma que a chance de uma mulher engravidar espontaneamente a partir dos 43 anos é de cerca de 1% por mês. “Há alguns casos no Brasil de gestantes acima dos 45 anos. Isso é uma raridade”, conta.
De acordo com Pupo, quando as mulheres chegam perto dos 40 anos há uma queda acentuada na produção de óvulos. “Há óvulos com pior qualidade e há menor quantidade porque a idade avançada faz com que o ovário solte menos óvulos”, explica. “Genericamente, a maioria das concepções a partir dos 42 anos de idade acontece com ajuda médica”.
O auxílio da medicina, segundo o ginecologista, vai desde o uso de remédios que facilitam a liberação de óvulos até a fertilização in vitro – conhecida também como “bebê de proveta” – com uso de óvulos de outra mulher, em idade mais fértil. “Isso é feito com muito preparo, inclusive autorização por escrito [da doadora]”, explica.
Riscos combatidos
Além da dificuldade em engravidar, a mulher que resolver ter filhos mais tarde terá que se prevenir melhor para problemas durante a gravidez, como alterações da tireóide, diabetes e pressão alta.
De acordo com os médicos, contudo, avanços científicos têm tornado a geração de bebês cada vez mais segura. “Quando entrei na faculdade, a idade que considerávamos uma gestante ‘idosa’ era de 31 anos”, relata Pupo.
“Hoje, a mulher que consegue engravidar aos 40 anos não precisa se preocupar tanto. Se ela fizer o pré-natal corretamente, vai ter bebê saudável na imensa maioria dos casos”, conta Zlotnik, do Albert Einstein.
Em relação aos riscos de problemas genéticos aos bebês – como a síndrome de Down – ambos os médicos afirmam que as chances aumentam com a idade, mas os perigos são pequenos. “A síndrome genética não é um fator que impossibilita a gravidez acima dos 35”, diz Pupo.

Nenhum comentário: