1.07.2011

Auto-organização e autonomia: podemos mudar a ordem global?

O conceito de autonomia na perspetiva da teoria da auto-organização e da teoria dos sistemas dinâmicos, talvez  tenha uma compreensão das ideais de auto-organização ajude no entendimento do que significa autonomia na era da globalização. Há muita discussão sobre o definição de autonomia. Começo com uma definição simples.
“Um agente é autônomo quando suas ações são verdadeiramente suas.(...) a autonomia da vontade é uma condição necessária da ação moral. A dificuldade desse conceito é que todos os nossos desejos, escolhas e ações são em parte causados por fatores que estão fora de nosso controle, entre eles os fatores que, inicialmente, são responsáveis por nosso caráter. Assim, pode parecer que a verdadeira autonomia é um mito, mas mesmo assim o conceito é importante” (Blackburn, 1994, Oxford dicionário de filosofia, p.31).
Muitos deste fatores que causam nossas ações são sociais. E agora, a sociedade é global. Autonomia, para mim, significa em parte a capacidade de mudar situações no mundo por si próprio. Penso que a teoria de auto-organização dá idéias que podem ajudar a gente compreender como as transformações na sociedade podem realizar-se.
Um sistema dinâmico pode ser caracterizado de maneira bastante geral que varia, por exemplo de um volume de gás a uma sociedade, até um sistema de estrelas. Um sistema dinâmico é composto por muitos componentes que interagem de modos diversos. Na sociedade, os componentes são pessoas que interagem de modo permanente e variado. Esta interação pode produzir padrões de comportamento que formam as manifestações da sociedade. Estes padrões chamam-se na teoria dos sistemas dinâmicos: parâmetros de ordem.
O parâmetro de ordem exerce uma influencia causal no comportamento dos componentes, subjugando os. Um teórico importante da teoria de sistemas dinâmicos, Hermann Haken, afirma que o parâmetro de ordem escraviza os componentes, isto é: ele força os componentes a tomarem parte no padrão global. Falamos de uma causalidade circular. A interação dos componentes causa uma ordem global, no plano mais geral, e o padrão global subjuga os componentes no plano mais especifico.
Ate agora eu falei da teoria de sistemas dinâmicos como se os componentes de uma sistema não tivessem autonomia. Parece que uma ordem global, uma vez estabelecida, nunca pode mudar. Naturalmente e felizmente, isso não é verdade.
Um conceito muito importante para compreender o comportamento de um sistema dinâmico é o conceito de parâmetro de controle. O parâmetro de controle é uma variável que produz comportamentos diferentes de parâmetro de ordem. É muito importante compreender que o parâmetro de controle não exerce sua influencia causal através de prescrições. É uma força não específica, que não se baseia nas argumentações ou nos comportamentos dos indivíduos. Muitas vezes é uma força escondida. Alem disso, os sistemas complexos podem ter muitos parâmetros de controle.
Uma dificuldade para transformar a ordem global é descobrir os parâmetros de controle escondidos. Na ciência cognitiva o problema é o mesmo. Para compreender um sistema, o cientista deve descobrir de quais parâmetros de controle depende o comportamento do sistema. E isso leva muito tempo. Este problema se complica nos sistemas complexos como uma sociedade global.
Com este resumo muito simplificado da teoria dos sistemas dinâmicos, espero que uma idéia importante é fique clara. A modificação de uma ordem global não é sempre dependente de causas evidentes. A ordem global não depende apenas de idéias especificas de economia ou de indivíduos. Bill Gates ou George W. Bush não controlam a ordem global. Quando Bill Gates ou George W. Bush desaparecem o parâmetro de ordem será apenas perturbado temporariamente. Em muitos casos, depois de ser perturbada, a ordem global pode voltar rapidamente ao estado inicial. A ordem global do mundo emerge de todas as interações entre os componentes (pessoas individuais). Não existe uma receita simples para mudar a ordem global, justamente porque os fatores relevantes para a alteração da ordem global são múltiplos, complexos e em geral ocultos (estão escondidos).
Nesse contesto, o que diz a teoria de sistemas dinâmicos sobre as mudanças na ordem global? Primeiro, as vezes, o parâmetro de controle força o sistema na direção de situações instáveis. O parâmetro de ordem pode ter valores ou formas muito distintos (catastrophe flag 1: multimodality). Nesta situação grupos de pessoas, mesmo que relativamente pequenos, podem fazer uma grande diferença . Em situações de instabilidade o comportamento do sistema pode mudar abruptamente (catastrophe flag 2: sudden jump). A influencia dos parâmetros de controle sobre o comportamento do parâmetro de ordem pode ser ilustrado para o comportamento de uma bola de gude no vale.
Segundo, quando sabemos que o sistema é instável? De acordo com a teoria dos sistemas dinâmicos, em situações de instabilidade o parâmetro de ordem é muito sensível ao ruído. As influencias aleatórias criam fortes flutuações no comportamento do parâmetro global. Quando encontramos estas flutuações criticas sabemos que o sistema está próximo de uma mudança abrupta (catastrophe flag 7: part of anomalous variance).
Uma outra indicação de mudanças a serem previstas é a seguinte. Quando o sistema é perturbado pelo ruído, pode levar muito tempo antes que ele retorna ao padrão estável. Esse fenômeno é chamado ´mudança critica lenta´ (critical slowing down, also part of anomalous variance, catastrophe flag 7). Por exemplo: na vida social e política, há crises que duram muito tempo e perturbam a ordem normal. Essas crises indicam que o sistema é instável e que é a hora de fazer mudanças.
Finalmente, o comportamento das pessoas constitui um fator mais importante do que as palavras para desencadeamento de mudanças. É o comportamento de certas pessoas que arrasta as outras pessoas. Os grandes revolucionários, como Gandhi ou Mandela disseram coisas importantes, sem duvida, mas foram suas ações que desencadearam as grandes mudanças. Tais ações devem ser dirigidas para afetar as formas mais estáveis de hábitos. Mariana Broens vai discutir em seguida. As palavras são efetivas apenas quando elas desencadeiam as ações. Mas, quando o sistema não é instável, nem mesmo ações significativas possui grande chance de produzir mudanças.

Vou concluir. A teoria dos sistemas dinâmicas não oferece uma visão simplificada da autonomia, no sentido de realização de auto mudanças no contexto de ordem global. A teoria diz que não é possível compreender autonomia como independência total da ordem global, mas mudanças na ordem global são possíveis, ainda que não seja fácil. O problema maior é o de estabelecer quando os parâmetros de controle forcam o sistema a mover-se para padrões instáveis. Dei algumas indicações para determinar a existência de uma situação instável. Deste modo, a teoria indica possibilidades de detecção do momento certo para mudanças em tempo do instabilidade. Com isso, penso que a teoria dos sistemas dinâmicos contribui para uma compreensão da autonomia na era da globalização.
 W. (Pim) F.G. Haselager, Cognitive Science, University of Nijmegen, Holanda.IV SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA, 05 a 08 de Junho de 2001, Marilia, S.P., Brasil.

Nenhum comentário: