1.03.2011

alimentacao

CULINÁRIA BRASILEIRA POR REGIÕES

Culinária Brasileira por regiões
Algumas dicas para curtir as férias, experimentar novos sabores e não abrir mão da dieta!

A nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento do Suadieta, preparou algumas dicas de culinária para quem vai viajar pelo Brasil durante as férias. Siga o passo a passo e não jogue fora o esforço de um ano inteiro para conseguir emagrecer! Confira.

Sudeste:
Varia muito de estado pra estado.

- No Rio de Janeiro, podemos destacar a feijoada, que é uma bomba calórica e deve ser evitada. Se não der pra fugir, evite o arroz e a farofa e acompanhe  o feijão com a couve e a laranja.

- Em São Paulo, a influência italiana é muito forte. Neste caso, evite os molhos brancos e à base de queijo. Prefira as massas simples, como as ao sugo e com legumes.

- No Espírito Santo, um clássico é a moqueca capixaba, leve e saudável. Porém, opte ou pelo pirão ou pelo arroz e não dispense a saladinha.

Em Minas Gerais, fica difícil evitar o excesso de gordura (queijos, pão de queijo, bolos, linguiças...). Em compensação, é fácil encontrar legumes como acompanhamento (quiabo, abóbora, jiló...). Compense comendo pouco e evitando os doces.


Sul:
Baseada na carne bovina e com grande destaque para o churrasco, não é fácil manter uma dieta saudável. Use as churrasqueiras, presentes até em apartamentos, para grelhar legumes (abobrinha, berinjela, cebola...), peixes e frutas (banana, abacaxi...). Evite os carboidratos, devido ao excesso de proteína, e consuma vinho com moderação, no máximo uma taça por dia.


Norte:
Nesta região a culinária tem grande influência indígena. A mandioca é largamente usada, mas na hora de balancear o cardápio, lembre-se de que ela é um carboidrato. O açaí é consumido junto ao guaraná e deve ser usado exclusivamente por quem deseja ganhar algum peso ou praticantes de atividade física intensa.


Nordeste:
Muitos pratos com peixe e frutos do mar, geralmente preparados com azeite de dendê, que é altamente calórico e pode afetar estômagos mais sensíveis. Outro clássico é o baião de dois, que é feito à base de carnes gordas e queijo coalho, dois ingredientes ricos em gorduras saturadas. O acarajé pode ser substituído pela abará (versão cozida, não frita). Aproveite a variedade de frutas tropicais.


Centro-oeste:
Uma frutinha chamada pequi tem destaque nesta região, principalmente em pratos de arroz e frango. O milho é encontrado em diversos pratos, mas na sua forma in natura (apenas cozido) é a melhor opção. O empadão goiano tem um recheio farto e pesado, se quiser experimentar, divida com alguém.

Nenhum comentário: