1.07.2011

Emprego insuportável

Identificando um emprego insuportável
Antes de tudo é necessário distinguir com muita clareza aquilo que é de fato insuportável, daquilo que simplesmente é eventualmente chato ou desagradável. Compreender isso é tão importante quanto encarar a realidade de que a busca pela perfeição absoluta, pela ausência total de aborrecimentos, costumeiramente se apresenta inútil.
De fato, não existe nada sem defeitos ou imperfeições, mas existe sempre a curva da normalidade, do razoável e suportável. Trata-se de uma análise absolutamente personalizada, afinal de contas, o insuportável para alguns, pode ser imperceptível para outros. Porém existe um limite, sem dúvida alguma individual, mas existe. Uma vez ultrapassado, nasce o problema.
Pensando nisso, destacamos aqui algumas dicas que vão ajudar você a fazer essa avaliação.
1 - Você é desrespeitada no trato pessoal
2 - As metas estabelecidas por sua direção são obviamente inatingíveis, e mesmo assim são cobradas como se o seu atingimento fosse uma obrigação.
3 - A sua carga de trabalho impossibilita totalmente a atenção para outros campos de interesse na vida, tais como: a família e o convívio social, a prática de esportes e o lazer.
4 - Não há simultaneamente o adequado ou razoável reconhecimento profissional e financeiro.
5 - O trabalho lhe causa sofrimento psicológico, com identificados sintomas de persistente tristeza (depressão).
6 - O seu quadro de saúde apresenta um explícito declínio, em decorrência do "stress" ocasionado pelo trabalho.
7 - A sua qualificação profissional e o conjunto das suas competências, quando evidentemente necessárias para o exercício das suas atividades, são propositadamente depreciadas, por conta dos jogos políticos corporativos.
8 - Passa a descontar o stress vivido no trabalho, em entes familiares, amigos e outras pessoas de sua convivência pessoal, por meio de atos agressivos e intensa irritabilidade.
Depois disso faça a sua análise e não se esqueça de uma verdade: passamos a maior parte de nossas vidas úteis nos ambientes de trabalho. Vale a pena aturar um emprego insuportável?

Nenhum comentário: