1.05.2011

Novo medicamento contra esquistossomose

Combater a esquistossomose a partir da utilização de nanopartículas poliméricas - sistemas carreadores de fármacos que apresentam diâmetro inferior a 1 mm - contendo o praziquantel (PZQ), medicamento mais indicado no tratamento da doença. Esse é o objetivo do trabalho desenvolvido pela pesquisadora de Farmanguinhos, Laís Bastos da Fonseca, da Coordenação de Vigilância e Serviços Tecnológicos (CVST). As nanopartículas possibilitarão a administração de doses mais adequadas, principalmente para as crianças, no tratamento da esquistossomose, responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano no Brasil.

Segundo a pesquisadora, a dose de PZQ a ser administrada nos pacientes é calculada em função do peso - aproximadamente 20 mg/Kg a cada quatro a seis horas.    Por ser uma doença comum em crianças em idade pré-escolar, a administração de doses medicamentosas adequadas é muito complicada, já que a variabilidade corpórea nessa faixa etária é grande. A divisão de comprimidos em pedaços homogêneos também é complexa, principalmente em lugares de baixa renda, onde o nível de esclarecimento da população é normalmente muito baixo.

Diante dessa realidade, o Ministério da Saúde vem solicitando o desenvolvimento do produto praziquantel suspensão 120 mg/ml. No entanto, por diversos motivos e impeditivos técnicos, isso até hoje não foi possível.  Por outro lado, também existe a falta de interesse das indústrias farmacêuticas privadas neste medicamento, visto que a esquistossomose é uma doença negligenciada.

- Esse trabalho consiste na fabricação de nanopartículas poliméricas contendo o praziquantel encapsulado pela técnica de polimerização em miniemulsão. Essa fabricação ocorre em uma única etapa de síntese do polímero com a incorporação imediata do fármaco, o que é o grande diferencial – afirma Laís.                    
Além disso, de acordo com a pesquisadora, o processo empregado permite o aumento de escala, o que é fundamental para uma produção industrial. Os resultados obtidos até o momento são promissores.  Mostram, por exemplo, partículas de diâmetro médio de 80 mm e incorporação do fármaco de praticamente 100%.  Os próximos passos são os estudos in vivo. O projeto tem o apoio do BNDES e foi aprovado no final de 2010 na Rede PDTIS da Fiocruz.

A esquistossomose
A esquistossomose, conhecida popularmente como doença dos caramujos, xistose e barriga d’água, é uma doença transmissível, parasitária, causada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma. O parasita, além do homem, necessita da participação de caramujos de água doce para completar seu ciclo vital. Na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguineos do intestino e fígado do hospedeiro definitivo, o homem.
A doença parasitária é um dos principais problemas de saúde pública que acomete os países subdesenvolvidos, sendo o Brasil o mais afetado do continente americano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 300 milhões de pessoas são portadoras do parasita, a maioria delas na África e na América Latina. No Brasil, são 2,5 milhões de casos.   A enfermidade foi descrita cientificamente pela primeira vez em 1851 pelo médico alemão T. Bilharz, que lhe dá o nome alternativo de bilharzíase.

Sintomas
A fase de penetração é o nome dado a sintomas que podem ocorrer quando da penetração da cercária na pele. Frequentemente é assintomática, exceto em indivíduos já infectados antes. Neste caso é comum surgir eritema (vermelhidão), reação de sensibilidade com urticária e prurido e pele avermelhada no local penetrado, que duram alguns dias.

Na fase inicial ou aguda, a disseminação das larvas pelo sangue, e principalmente o início da postura de ovos nas veias que vão para o fígado ativa o sistema imunitário surgindo febre, mal-estar, dores de cabeça, fraqueza, dor abdominal, diarréia sanguinolenta, falta de ar e tosse com sangue, entre outros. Estes quadros duram em geral alguns dias, mas podem durar até meses e em casos raros podem ser fatais.
O ciclo da esquistossomose


Fonte: Farmanguinhos  

Nenhum comentário: