3.16.2011

No stress.......

Ficar irritado quando está dirigindo. Brigar com outros motoristas. Gritar ou buzinar para pedestres sem necessidade. Acelerar para aproveitar o sinal amarelo ou até mesmo atravessar o sinal vermelho. Buzinar em locais proibidos sem se importar com o desconforto ou transtorno causado aos demais. Não ter paciência para ouvir o telefone que toca o tempo todo. Atender ao telefone, apressadamente, e dar à pessoa, do outro lado da linha, a sensação de que ligou na hora errada, pois você demonstra pressa em finalizar a ligação mesmo sem ter nada de importante a ser feito.
Brigar com vizinhos barulhentos que não respeitam horários e tocam musicas altas logo na manhã de domingo quando você quer descansar.
Furar bolas jogadas em seu quintal por crianças que brincam em frente sua casa ao invés de devolvê-las.
Entrar em pânico porque tem um compromisso e você precisa se apressar para não se atrasar e ai seu pensamento fica confuso e você não sabe o que fazer ou não consegue se lembrar com clareza de detalhes que envolvem o compromisso.
Se estas coisas estão acontecendo com você, é bom tomar cuidado, pois podem ser sinais de stress.
O stress continua sendo um dos maiores inimigos do homem moderno.
A vida corrida é cada vez mais corrida. Viver hoje é sinônimo de pressa. Tudo o que vamos fazer tem que ser para ontem, pois as pessoas não têm paciência de esperar. Nesta correria, ainda temos que nos preocupar com a perfeição que nos é cobrada, pois as pessoas alem de querer tudo pra ontem, ainda querem com altos níveis de perfeição. Aí pensamos que só tem uma solução: arrebentar-se, ficar sem dormir, sem comer, sem lazer e, assim, dar conta do recado. Será? Com certeza, este não é o melhor caminho.
O problema é que as pessoas ainda não se atentaram para o fato de que a melhor maneira de cometer erros é fazer tudo correndo. Assim como também é preciso entender que não devemos deixar tudo para ultima hora se queremos bons resultados, pois resultados bons e duradouros demandam tempo, mas nem todos sabem usar a mais poderosa arma que temos para este fim, ou seja, o TEMPO.
Desde que o mundo é mundo os melhores resultados foram obtidos por aqueles que souberam trabalhar com calma e focados no resultado que queriam alcançar. Claro que há coisas na vida que requerem pressa, mas, na maioria das vezes, a pressa é a exceção.
Correndo para cumprir metas e prazos, nos esquecemos que podemos fazer e desempenhar tarefas com mais eficiência quando dedicamos tempo a elas, mas sem, com isto, tirarmos tempo de outras coisas importantes em nossas vidas. Coisas como: aproveitar um domingo ao lado da família. Sair para almoçar ou jantar fora. Sair para pescar ou praticar um exercício físico. Tirar tempo para conversar com amigos. Nada mais desagradável do que um amigo vir te visitar, em um fim de semana, e ficar com a sensação de que você quer que ele vá embora, pois está com pressa. Alias quando foi a ultima vez que você dedicou um fim de semana para passar tempo com sua família ou com seus amigos? Talvez ao ler este texto você possa se dar conta que não tem amigos, pois de tão ocupado que anda ultimamente não tem tempo para cultivar amizades.
Claro que no cuidado de não ficar estressado, não devemos cometer o erro de abandonarmos nossas responsabilidades, pois isto, certamente, gerará um grande stress.
Muitos me dizem: eu fico estressado tentando não ficar estressado.
Parece piada, mas é a mais pura verdade. Muitas pessoas não sabem o que fazer para vencer o stress e na tentativa de encontrar meios para não se estressar acabam se estressando mais.
O que fazer então? A resposta é simples: comece descobrindo o porquê do stress. Faça uma lista dos motivos e depois busque ajuda, caso não consiga planejar o que fazer.
Agora o mais importante mesmo é verificar como andam suas atividades básicas, tais como:
a) Quanto tempo você tem dormido?
b) Como você tem feito suas refeições?
c) Qual a ultima vez que você parou para fazer algum tipo de lazer?
d) Como estão seus relacionamentos familiares e suas amizades?
e) Que tempo você dedica para fazer as coisas que gosta?

Comece prestando atenção nestes aspectos básicos de sua vida e que são os aspectos básicos da vida de qualquer pessoa. Com certeza você encontrará o caminho para uma vida melhor.
A linguagem do stress:
Pânico: Sentir-se assustado e preocupado e não conseguir pensar claramente.
Irritado: Sentir-se nervoso e irado.
Ansiedade: Preocupação, nervosismo e tensão.

Desconheço o autor

Nenhum comentário: