3.13.2011

Bebidas com açúcar podem elevar pressão sanguínea

Para pesquisadores, não se deve ingerir mais de 355 mililitros de líquidos adoçados ao dia

Consumo exagerado: ingerir sucos e refrigerantes adoçados com açúcar é tão arriscado para a saúde cardíaca quanto a alta ingestão de sal Consumo exagerado: ingerir sucos e refrigerantes adoçados com açúcar é tão arriscado para a saúde cardíaca quanto a alta ingestão de sal (Goodshoot/Thinkstock)
Ingerir bebidas açucaradas em excesso pode elevar os riscos de pressão alta. O alerta foi feito por uma equipe de cientistas da Escola de Saúde Pública do Imperial College London, da Inglaterra. Segundo os pesquisadores, beber volumes superiores a 355 mililitros por dia de suco de fruta com açúcar ou bebidas gaseificadas (refrigerantes em geral) pode aumentar a pressão arterial em até 1,6 mmHg (milímetro de mercúrio). A pesquisa foi publicada no periódico americano Hypertension.
O mecanismo da ação das bebidas açucaradas sobre a pressão sanguínea, no entanto, ainda não foi estabelecido. Os cientistas acreditam que, quando presente em grandes quantidades no sangue, o açúcar desequilibra o tônus do vaso sanguíneo, além de desregular os níveis de sal – aumentando, assim, a pressão.
Para chegar aos resultados, foram analisados dados de 2.500 voluntários dos Estados Unidos e da Inglaterra, com idades entre 40 e 59 anos. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de açúcar foi maior entre aqueles que consumiram mais de uma bebida adoçada com açúcar por dia – líquidos dietéticos não produziram o mesmo efeito.
Para cada porção extra de bebida açucarada consumida durante o dia, os indivíduos apresentaram pressão sanguínea sistólica (a máxima exercida quando o coração se contrai) 1,6 mmHg mais elevada; o avanço da pressão diastólica (pressão mínima do sistema arterial) foi de 0,8 mmHg. Isso significa que, antes da ingestão da bebida, a pressão era de 12 por 8; depois, de 13,6 por 8,8.
Doenças cardíacas - “É amplamente sabido que, se você ingere muito sal, os riscos de desenvolver pressão alta são maiores. Esse estudo mostra, no entanto, que também é importante se preocupar com a quantidade de açúcar consumida”, diz Paull Elliott, um dos autores do estudo. Segundo o especialista, a pressão alta é uma das principais causas das doenças cardiovasculares, entre elas, o ataque cardíaco.

Pessoas com pressão sanguínea na casa dos 13,5 por 8,5, por exemplo, são duas vezes mais propensas a sofrer ataques cardíacos quando comparadas àquelas com pressão de 11,5 por 7,5. Mas, no estudo, a relação entre o consumo de bebidas açucaradas e pressão alta se mostrou mais intensa naquelas pessoas que consumiam também grandes quantidades de sal por dia.

Nenhum comentário: