3.12.2011

Reações Adversas a Medicamento (RAM).


Segundo a OMS, inesperados e reações adversas a medicamentos estão entre as 10 principais causas de morte no mundo. A maioria dos ADRs são evitáveis, em Of Medicine , as reações adversas a medicamentos, a memória RAM.
nrd2455-i1
Reações adversas Meios de medicamentos , qualquer reação adversa que aparece doses acidentais, normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico ou tratamento ou modificar funções fisiológicas ".
  • ADRs afetando as pessoas ao redor do mundo.
  • Segundo a OMS, não há nenhuma droga e ser seguro. Monitorização cuidadosa dos riscos e benefícios de drogas contribui para a segurança do paciente.
As reações adversas a medicamentos são estudados através do monitoramento da droga. Esta disciplina está preocupada com a prevenção e detecção de efeitos adversos da droga.
Avaliando os riscos e benefícios de medicamentos . Aplica-se a todas as fases da vida antes de ser aprovado para uso em pacientes.
image
OMS diz que nenhum medicamento é isenta de riscos, e todos têm efeitos colaterais, alguns dos quais podem ser fatais.
As reações adversas a medicamentos em 60% são evitáveis, algumas causas podem ser:
  • Um diagnóstico errado
  • Prescrever o remédio errado ou a dosagem errada da medicação certa.
  • condições médicas genéticas ou alérgica condição que pode causar RAM.
  • Falha do tratamento prescrito.
Prescription-drugs
  • Reações com outros medicamentos (incluindo medicamentos tradicionais) e de certos alimentos .
  • de qualidade de medicamentos usar as normas, ou composição cujos ingredientes não satisfazem os requisitos científicos e pode ser ineficaz ou até mesmo perigoso.
  • S uso de medicamentos falsificados, sem os ingredientes ativos ou os ingredientes de errado que poderia ser perigoso e até mortal.
Medidas de segurança
  • Em todos os países, a lei exige que as empresas farmacêuticas para testar os seus medicamentos em voluntários saudáveis e em pacientes antes da comercialização. Estes são os ensaios clínicos . Mostrar se a droga funciona e como eficaz para uma determinada doença e seus potenciais efeitos adversos.
  • Estes testes porém não fornecem informações sobre o que acontece nos ensaios clínicos em populações maiores e com características diferentes (sexo, idade, estado de saúde, etnia).
drug_research_getty
  • As medidas de vigilância não é finalizado uma vez que a fase de produção. Ele deve continuar a monitorar as reações dos pacientes e coletar mais dados científicos.
  • Os profissionais de saúde (médicos , farmacêuticos, enfermeiros, dentistas e outros) são aqueles que são mais qualificados para notificar as suspeitas de reações adversas ao medicamento. Estar em contato diário com os pacientes podem ter a oportunidade de observar este tipo de reacções.
  • O profissional de saúde deverá informar ADRs em caso de dúvida sobre a relação exacta entre a droga ea reação do paciente.
Se você estiver tomando outros medicamentos e notas de efeitos colaterais desagradáveis, consulte seu médico. Muitas vezes você pode mudar a dose ou ajuste do tratamento, a fim de minimizar os efeitos colaterais indesejados.
As reações adversas a medicamentos constituem um problema importante na prática do profissional da área da saúde. Sabe-se que essas reações são causas significativas de hospitalização, de aumento do tempo de permanência hospitalar e, até mesmo, de óbito. Além disso, elas afetam negativamente a qualidade de vida do paciente, influenciam na perda de confiança do paciente para com o médico, aumentam custos, podendo também atrasar os tratamentos, uma vez que podem assemelhar-se à enfermidades7,31.
        A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem definido reação adversa a medicamentos (RAM), como: "qualquer efeito prejudicial ou indesejável, não intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem para a profilaxia, o diagnóstico e o tratamento de uma enfermidade"2,6,8.
        Assim, não são consideradas reações adversas a medicamentos os efeitos adversos que aparecem depois de doses maiores do que as habituais (acidentais ou intencionais).
        De acordo com Laporte e Capellá, 1989, os termos "reação adversa", "efeito indesejável" e "doença iatrogênica" são equivalentes e corresponde ao conceito anterior. No entanto, diversos termos são empregados provocando confusões resultantes da própria dificuldade conceitual e de problemas de traduções.
        Na literatura encontramos os termos "side effects", "secondary effects", "adverse reactions", "untoward reactions", "unwanted reactions", "drug induced diseases" e outros, variedade de termos normalmente mal utilizados em inglês, que leva quase sempre a uma má utilização em outros idiomas42.
        Independente do termo, deve-se diferenciar deste conceito o de evento adverso, considerado uma injúria sofrida pelo paciente resultante de erros no uso de medicamentos e que resultam em falha terapêutica. O evento pode ser devido a vários fatores relacionados com o tratamento: dose do medicamento incorreta, dose omitida, via de administração não especificada, horário de administração incorreto e outros. Deve-se lembrar que uma superdose de medicamento não poderia ser considerada como uma reação adversa de acordo com a definição, mas pode ser considerada um evento adverso2,24. Complicações ou alguns eventos não previstos na admissão hospitalar, relacionados à assistência médica, de enfermagem ou de outras áreas de suporte, que ocorrem com o paciente durante a internação, são considerados também como evento adverso.
Fonte: Livro Ciências Farmacêuticas. Uma abordagem em Farmácia Hospitalar

Nenhum comentário: