3.07.2011

Carência de minerais provoca distúrbios no organismo

Eles ajudam a produzir proteínas e enzimas no organismo
A carência de minerais no sangue pode ocasionar várias doenças no organismo. Os minerais são muito importantes para o corpo humano. Eles têm várias funções no metabolismo e no corpo, sendo essenciais para o bom funcionamento das células, tecidos e órgãos.

Alguns minerais como o ferro produzem muitas proteínas e enzimas no organismo.Outros, como o potássio, ajuda a produzir proteínas a partir de aminoácidos e estão envolvidos no metabolismo dos carboidratos. Os minerais também desempenham um papel importante na construção de músculos e ossos e são fundamentais para o desenvolvimento do corpo.

O metabolismo é o processo físico e químico do organismo tais como respiração, circulação do sangue, digestão, eliminação de resíduos através da urina e fezes e regulação da temperatura corporal.

A carência de minerais muitas vezes tem origem genética, passadas de pais para filhos atráves dos genes. Doenças como diarréia, desnutrição e o alcoolismo também podem colaborar para a carência de vitaminas no organismo.

Esses são os minerais que desempenham um papel fundamental no corpo: cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio e sódio. A ausência deles pode desencadear uma série de doenças como raquitismo, doenças renais, osteoporose, pedras nos rins, e muitas outras.

Por Carolina Abranches

Nenhum comentário: