3.11.2011

Universidades brasileiras ficam fora do ranking mundial

As universidades da América do Sul estão fora do grupo das 200 melhores universidades do mundo, segundo o ranking "Times Higher Education World Reputation Rankings", criado pelo diário The Times. Philip Altbach, diretor do Centro Internacional de Educação Superior do Boston College, EUA, disse que a América Latina tem vários desafios no caminho para o desenvolvimento de universidades de classe mundial.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ocupa o primeiro posto na lista. A segunda colocada foi Massachusetts Institute of Technology (EUA) e a terceira, com Cambridge, no Reino Unido. Na sequência, figuram a Universidade da Califórnia (EUA), Stanford (EUA), Oxford (Reino Unido), Princeton (EUA), Universidade de Tóquio (Japão), Yale (EUA) e California Institute of Technology (EUA). Os EUA têm sete universidades entre as dez primeiras do mundo, seguidos por Reino Unido (duas) e Japão (uma).

O ranking das 199 melhores universidades foi criado a partir de uma pesquisa com 13.388 acadêmicos de 131 países, realizada em 2010 pela firma Ipsos Media para a revista Times Higher Education do jornal britânico.

Nenhum comentário: